ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Luta em defesa do Diploma de Jornalismo ganha novos apoios

Posted by Armando em 09/07/2009

A luta em defesa da exigência do Diploma para o exercício da profissão de jornalista ganhou mais um importante apoio. Segundo divulgou o site Comunique-se, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou ontem (9/07), junto à mesa da Câmara Federal, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que restabelece a necessidade de curso superior para o exercício da profissão de jornalista.

De acordo com o que divulgou o site, o deputado gaúcho conseguiu 191 assinaturas na PEC, 20 a mais do que o mínimo exigido para projetos desse tipo. “Foi extremamente importante e rápida a reação da sociedade, desaprovando o absurdo cometido pela Corte Suprema brasileira, e que abriu precedente para a desregulamentação de outras profissões”, comentou o deputado a respeito da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal no dia último dia 17 de julho, derrubando a obrigatoriedade do Diploma.

Na opinião de Paulo Pimenta, a “atividade é mais do que a simples prestação de informação ou a emissão de uma opinião pessoal. Ela influencia na decisão dos receptores da informação, por isso não pode ser exercida por pessoas sem aptidão técnica e ética”, afirmou.
A defesa da exigência do Diploma também ganhou o apoio do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). No dia 1º de julho, ele apresentou no Senado outra PEC prevendo o retorno da obrigatoriedade do Diploma de curso de Jornalismo para o exercício da profissão.

Fonte: Blog adilsondechico.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: