ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Avaaz busca 100 mil assinaturas contra o aquecimento global

Posted by Armando em 10/07/2009

avaazlogo_poA Avaaz, ONG internacional com sede em Londres, voltada às lutas em defesa do ambiente e da vida, está em campanha pela coleta de 100.000 assinaturas para pressionar o G8+5 a assinar um acordo visando limitar o aquecimento do mundo em 2 graus Celsius. A campanha está sendo feita através do site da Avaaz: http://www.avaaz.org/po/tcktcktck.

Os ativistas pretendem entregar as assinaturas durante o encontro do G8+5, que está ocorrendo esta semana na Itália.
Segundo nota enviada pela Avaaz, os representantes do Canadá, Japão e Rússia, presentes neste evento, estão tentando vetar o acordo. O objetivo da ONG é mobilizar ativistas em todo o mundo, através de manifestações nos países que estão patrocinando o boicote à limitação do aquecimento global. “Somente envergonhando publicamente os países que estão boicotando as negociações, gerando atenção da mídia, poderemos pressioná-los a rever sua posição”, ressaltou a Avaaz em seu comunicado.

Na avaliação da ONG, se o aquecimento for superior a 2 graus Celsius haverá um descontrole dos sistemas climáticos globais, gerando aumento dos períodos de seca, inundações, elevação do nível do mar e disseminação da pobreza, com o conseqüente êxodo de centenas de milhões de habitantes das áreas afetadas. A mobilização internacional se faz necessária agora, conforme alerta a Avaaz, para pressionar os líderes mundiais a celebrarem o acordo de limitação do aquecimento no Encontro que será realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a ser realizado no final de 2009 em Copenhague.

“Nós sabemos que a pressão de última hora pode afetar as negociações internacionais. Membros da Avaaz e outros grupos da sociedade civil conseguiram influenciar a posição do Canadá e Japão nos momentos finais do encontro climático da ONU, realizado em Bali em 2007. No encontro do G8 em Gleneagles, em 2005, grupos conseguiram a promessa da duplicação da ajuda humanitária para a África. Stephen Harper, do Canadá, e Taro Aso, do Japão, assim como outras lideranças, terão eleições nas próximas semanas e meses – por isso não vão querer ser envergonhados publicamente durante o encontro. Assine a petição e encaminhe para seus amigos e familiares, nos ajude a resgatar as metas climáticas”, orientou a Avaaz em sua tentativa de proteger o planeta.

Para apoiar esta campanha acesse o site: http://www.avaaz.org/po/tcktcktck

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: