ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Imprensa comercial escondeu prêmio internacional de Lula

Posted by Armando em 23/07/2009

Lula: prestígio lá fora ignorado pela mídia interna

Lula: prestígio lá fora ignorado pela mídia interna

Acostumada a defender o já desgastado receituário neoliberal, a imprensa comercial brasileira menosprezou o recebimento pelo presidente Lula, no último dia 7 de julho, em Paris, do Prêmio “Félix Houphouët-Boigny” concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura). A cobertura foi pífia, alcançando maior divulgação através da internet em blogs, sites, como o da Unesco, e um ou outro veículo virtual das grandes mídias. O recebimento de uma comenda desse vulto teria sido ofuscado pelas incertezas da morte, data do velório ou feitos do “rei do pop”, Michael Jackson? Acredito que não.

Conforme noticiou o próprio site da Unesco, “durante o anúncio da premiação do (Félix Houphouët-Boigny), em maio, o membro do júri e ex-presidente de Portugal Mario Soares declarou que a decisão de homenagear o presidente Lula considerou `suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias´. Diante de tais evidências, que levaram Lula a receber o Prêmio, será que não deveriam ter sido deixado de lado as ranhetices políticas ainda presentes na grande imprensa brasileira. 

O reconhecimento de Lula como um líder mundial não veio somente das declarações do atual presidente dos EUA, Barack Obama. A entrega do Prêmio da Unesco ao ex-metalúrgico de São Bernardo do Campo foi feita  pelo ex-secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger.  “Não é um premiozinho qualquer”, conforme observou muito bem o jornalista Ricardo Kotscho, em artigo publicado em Balaio do Kotscho. Ele lembrou que o Prêmio Félix Houphouët-Boigny já foi entregue a 23 personalidades mundiais, dentre os quais nunca figurou um brasileiro. Entre as personalidades agraciadas com tal honraria estão nada menos do que Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, Yitzhak Rabin, ex-premiê israelense, Yasser Arafat, ex-presidente da Autoridade Nacional Palestina, e Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos.

Kotscho também lembrou que depois do recebimento desse Prêmio muitas das personalidades também foram contempladas com o Nobel da Paz. “Pode-se imaginar no Brasil o trauma que isto causaria a certos setores políticos e da mídia caso o mesmo aconteça com Lula”, indagou o jornalista. Durante a entrega do Prêmio, Lula defendeu o fim do embargo a Cuba e a criação do Estado palestino, além de ter condenado o golpe de Estado em Honduras.

Na opinião de Ricardo Kotscho, a honraria inédita concedida a um presidente brasileiro, deveria ter sido motivo de orgulho para o País. “Não mereceu constar da escalada de manchetes do Jornal Nacional. A notícia da entrega do Prêmio no principal telejornal noturno saiu ensanduichada entre declarações de Lula sobre a crise no Senado e o protesto do Greenpeace”, criticou o jornalista, relatando que o destaque do Jornal Nacional, da Globo, no dia em que  o presidente do Brasil recebeu o Prêmio da Unesco foi  o show promovido nos funerais de Michael Jackson e a comemoração pelos 15 anos do Plano Real no plenário do Senado, em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aproveitou para atacar Lula.

“Diante da manifesta má-vontade demonstrada pela imprensa neste episódio da cobertura da entrega do Prêmio da Unesco, dá para entender porque o governo Lula procura formas alternativas para se comunicar com a população fora da grande mídia”, argumentou Kotscho, reconhecendo a adoção pela grande mídia brasileira da célebre frase do ex-ministro tucano  Rubens Ricúpero: “o que é bom a gente divulga, o que é ruim a gente esconde” .

Confira o artigo de Ricardo Kotscho no Balaio do Kotscho.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: