ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

UEL entra na novela do transporte coletivo de Londrina

Posted by Armando em 23/07/2009

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) é a mais nova personagem da novela em que se transformou a questão do reajuste do transporte coletivo de Londrina. Segundo noticiou o portal Bond (www.bonde.com.br), o prefeito Barbosa Neto (PDT) solicitou ajuda do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados) da instituição pública de ensino superior para levantar o valor da tarifa de ônibus da cidade. Os cálculos devem estar prontos, conforme declarou o reitor Wilmar Marçal, até a próxima quarta-feira (29/07), e serão feitos por estudantes e professores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas.

Na terça-feira (21/07), a CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Câmara Municipal entregou seu relatório, sugerindo a manutenção do preço atual, de R$ 2,00.  O documento também propôs a revogação do contrato com as duas empresas concessionárias do transporte coletivo, TCGL e Francovig, com base em supostas irregularidades encontradas pelos vereadores.

No início do mês, o prefeito disse à imprensa que não poderia se pronunciar a respeito do valor da tarifa em função das divergências entre os estudos feitos pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo) e a CEI, que antes mesmo da conclusão dos cálculos já anunciava o preço de R$ 1,99 como o mais correto. Acredita-se que na próxima quarta-feira  Barbosa Neto terá em mãos mais subsídios para se posicionar a respeito dessa polêmica em torno dos custos do transporte coletivo, encerrando de uma vez por todas essa novela sem graça.

Enquanto isso, os trabalhadores do setor aguardam respostas sobre o reajuste de seus salários, mantendo em suspenso o indicativo de greve até o dia 8 de agosto, na esperança de chegar ao consenso nas negociações com as empresas. Na votação ocorrida ontem (22/07), sobre a aceitação do abono de 7% nos meses de junho e julho, 726 trabalhadores do transporte coletivo apoiaram a suspensão da greve, 364 foram contra e 10 votaram em branco ou se abstiveram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: