ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Cuidado: senha invertida no caixa eletrônico não aciona a Polícia

Posted by Armando em 06/08/2009

Digitar a senha ao contrário não adianta nada, alerta a Febraban

Digitar a senha ao contrário não adianta nada, alerta a Febraban

Recebi hoje (6/08) mensagem de e-mail de uma prima com a orientação de digitar a senha do cartão ao contrário, caso seja vítima de seqüestro relâmpago e for obrigado a sacar dinheiro em caixas eletrônicos. Fiquei intrigado com essa informação e pensei na dificuldade de lembrar os números ao contrário, principalmente nos bancos que exigem senha de seis dígitos. Neste caso, precisaria pedir um tempo para o assaltante para lembrar os números ou, quem saber, escrevê-los num papel e digitá-los de forma inversa.

Coincidentemente acessei o site da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e encontrei lá uma notícia (http://www.febraban.org.br/Noticias1.asp?id_texto=619) que desmente esse tipo de mensagem. A notícia “Senha invertida não acional a Polícia” informa que os bancos não possuem essa ferramenta e que esse boato trata-se de spam, que vem sendo difundido pela internet. A entidade orienta os clientes a terem cuidado com as senhas, não deixando que outras pessoas vejam os números digitados e, principalmente, que procurem caixas eletrônicos em shoppings ou em outros locais mais seguros do que os bancos após o expediente bancário.

Neste caso, a mensagem da senha invertida não passa de mais um golpe ou “pegadinha” sem graça que circula pela internet. Os bancos deveriam sim melhorar a segurança nos caixas eletrônicos, disponibilizando vigilantes 24 horas e criando mecanismos mais eficazes para proteger seus clientes. Mas enquanto eles não tomam essas providências, melhor mesmo é fazer saques em lugares com a presença de um maior número de pessoas e rezar para não ser mais uma vítima dos bandidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: