ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Bancários: Fenaban deixa a desejar na negociação sobre cláusulas econômicas

Posted by Armando em 02/09/2009

As cláusulas econômicas da Minuta de reivindicações dos bancários para a Campanha Salarial 2009 foram debatidas na reunião de negociação realizada hoje (2/09), em São Paulo, com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Os representantes dos bancos não trouxeram para a mesa nenhuma proposta sobre o reajuste dos salários e benefícios e sinalizaram positivamente apenas em relação da definição de um novo modelo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

A discussão sobre o aumento real não teve êxito. Os bancos argumentaram que a categoria vem conquistando desde 2004 reajustes acima da inflação, rejeitando o debate a respeito deste ponto. Essa mesma postura foi observada em relação à valorização dos pisos. A Fenaban não quis dialogar sobre este assunto e se posicionou contrária à definição de um PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) comum a toda a categoria. Eles argumentaram que isso diz respeito a cada instituição.

A respeito da PLR, a Fenaban apenas concordou que o cálculo não deve ser feito com base na variação do lucro do banco de um ano para o outro, mas não apresentou qualquer proposta sobre isso. O Comando Nacional dos Bancários reafirmou que a categoria não aceita o desconto de valores relativos programas internos dos bancos na PLR que for definida com a Fenaban.

No dia 8 de setembro, o Comando terá nova reunião com os representantes dos bancos, quando serão debatidas as cláusulas sociais (saúde, condições de trabalho etc.). Os sindicalistas esperam que na próxima rodada de negociação com os bancos sejam apresentadas propostas sobre o Emprego e as cláusulas econômicas. Caso contrário, a categoria deve desenvolver atividades de pressão contra os bancos para obter avanços nas negociações.

A categoria reivindica reajuste de 10%, índice composto pela inflação acumulada entre setembro/2008 a agosto/2009, mais 5% de aumento real de salários, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais um valor fixo de R$ 3.850,00, 13º cesta-alimentação entre outros pontos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: