ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Bancos mudam o tom nas negociações com bancários

Posted by Armando em 10/09/2009

O radicalismo apresentado pelos representantes da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) nas últimas rodadas de negociação com o Comando Nacional dos Bancários foi atenuado na reunião realizada ontem (9/09), em São Paulo. Na discussão sobre cláusulas sociais, segurança e saúde, os bancos acenaram com alguns pequenos avanços, ao contrário das rodadas anteriores, que foram marcadas pela rejeição da quase totalidade das reivindicações da categoria.

No debate em torno do assédio moral, a Fenaban concordou em estabelecer canais de denúncias para formalizar esse tipo de conduta dos gestores, mas o Comando dos Bancários deixou claro que não vai aceitar qualquer acordo se não for possível identificar os responsáveis por essa prática contra os bancários.

Em relação às metas abusivas, os bancos afirmaram que as mesmas são “adequadas e desafiadoras”. Neste caso, o Comando discordou do posicionamento dos representantes dos bancos e defendeu o fim das metas abusivas.

Os sindicalistas insistiram ainda na reivindicação da isonomia de direitos entre bancários da ativa e os afastados em função de problemas de saúde, causados pelos próprios bancos, cobrando o repasse a estes trabalhadores do auxílio-refeição e alimentação, além da complementação salarial. Durante a reunião de negociação com a Fenaban no dia 9 de setembro também foram cobradas soluções para os problemas constatados através do Mapa da Diversidade, que dizem respeito à discriminação, principalmente, contra negros e mulheres.

Foi cobrado também na rodada de negociação o direito à licença-maternidade de seis meses para as bancárias, como já praticam diversas outras empresas. A próxima reunião com a Fenaban será realizada no dia 17 de setembro, em São Paulo. Até lá, os bancários promoverão uma série de atividades visando pressionar os bancos concederem avanços pretendidos pela categoria. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: