ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

A Reforma Ortográfica e a linguagem na internet

Posted by Armando em 16/09/2009

A tira acima resume muito bem o dilema que vivemos com a linguagem

A tira acima resume muito bem o dilema que vivemos com a linguagem

Nas salas de aula da UEL (Universidade Estadual de Londrina), nos dois anos em que ministrei a disciplina Jornalismo Online para o 4º ano de Comunicação Social, uma pergunta sempre pairava no ar: existe uma nova linguagem para o jornalismo na internet? Conversava com os estudantes a respeito dessa nova tendência e posso dizer que chegamos à conclusão unânime de que o jornalismo na web tinha que ter texto curto, hiperlinks, uma linguagem mais solta, sem, no entanto, apontar qual seria o caminho certo.

Hoje, fora das salas de aula, cotidianamente vejo que a língua portuguesa tem sido deixada de lado nos e-mails, em comentários que recebo neste Blog e até mesmo em outras páginas da internet pelas quais “naveguei”. A não ser eu e uns poucos amigos, todos estão abreviando as palavras, como se estivessem enviando telegramas (vocês se lembram deles???), para economizar no preço da mensagem. Assim, o pronome você perdeu as vogais e o acento circunflexo, passando a ser escrito “vc”, abraço agora é “abs.”, o não se escreve “nauummmm” etc. e tal. Nessa onda, até as gírias são mutiladas, como beleza, que virou blz.

Nas observações que tenho feito, notei que essa nova linguagem da internet já está tomando conta de outras mídias. O quadrinho acima é um exemplo disso. Na semana passada, minha filha maior, com sete anos, me pediu para decifrar o que estava escrito nos balões dos quadrinhos  de um gibi da Turma da Mônica. Por coincidência, na história a personagem (Rolo) estava alimentando seu “fotoblog”, identificando as fotos com o palavreado que está tomando conta das telinhas dos computadores ultimamente, usando e abusando de expressões do tipo: kkkkkk!, naum e outras mais.

Pois então, pelo que vejo, não sei se teremos mais dificuldades para entender a Reforma Ortogáfica e colocá-la em prática no prazo estabelecido, ou para aprender essa nova forma de se comunicar através da internet. Eu, particularmente, prefiro manter meu portuguesinho barato e simples e escrever do jeito que aprendi na escola. Acho que é mais fácil de entender.

Anúncios

Uma resposta to “A Reforma Ortográfica e a linguagem na internet”

  1. Gotei deste site pois tenho uma prova no dia 03/2010
    E vai cair isso tudo sobre ortagrafia e comunicação na internet
    até mais…
    ADJ – Obrigado, Melissa. Boa prova!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: