ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Professores aprovam a unificação da ADUEL e Sindiprol

Posted by Armando em 28/09/2009

Sinival Pitaguari permanecerá na Presidência do SINDIPROL/ADUEL até 2011

Sinival Pitaguari permanecerá na Presidência do SINDIPROL/ADUEL até o final da atual gestão, em 2011

Docentes do Ensino Superior de Londrina e do Norte do Paraná aprovaram, durante Congresso realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Hotel Sumatra, a unificação da ADUEL (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Londrina) e Sindiprol (Sindicato dos Professores de Londrina). O evento teve a participação de cerca de 60 delegados, que também deliberaram favoravelmente à proposta de Estatuto da nova entidade, a ser denominada “SINDIPROL/ADUEL” (Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região), e o Regimento Eleitoral.

De acordo com Sinival Osorio Pitaguari, presidente do Sindiprol e docente do Departamento de Economia da UEL, o próximo passo para consolidar a unificação vai ser o referendo da decisão do Congresso pelos professores associados às duas entidades. “Nos próximos dias vamos recolher os votos dos professores, seguindo o que estabelecem os Estatutos da ADUEL e do Sindiprol, nos quais é exigido um quorum de 2/3 dos associados para mudanças dessa tipo”, explica. Depois disso, caso seja atingido o quorum, o novo Sindicato será registrado em cartório e a documentação será encaminhada para o Ministério do Trabalho para obtenção do registro sindical.

Sinival disse que, na prática, a unificação já existe e ocorreu na eleição para composição da diretoria do Sindiprol, realizada em novembro do ano passado. “Hoje temos no Sindicato todos os diretores da ADUEL e juntos encaminhamos este processo, que demandará aproximadamente seis meses para ser concluído”, acrescenta o sindicalista. Desta forma, a atual diretoria permanecerá à frente da entidade até o término de seu mandato, em dezembro de 2011.

Os delegados presentes ao Congresso de Unificação também definiram os valores das mensalidades que serão pagas pelos professores filiados. Professores efetivos pagarão 0,5% da remuneração que serve de base para cálculo da contribuição previdenciária. Já os professores aposentados e os temporários contribuirão com 0,25% da remuneração para a entidade representativa da categoria.

O Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região vai representar cerca 2.500 docentes, englobando a UEL, FECEA (Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana) e da UENP (Universidade Estadual do Norte Pioneiro), que abrange as Faculdades de Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: