ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Jornalistas encaminham Campanhas Salariais em diversos Estados

Posted by Armando em 18/10/2009

arte_campanha_profissao_jornalista_2009Os jornalistas do Paraná, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e de São Paulo estão em Campanha Salarial por melhores salários, condições de trabalho e pela manutenção dos atuais direitos. Este ano as negociações com os patrões estão mais difíceis em função da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de derrubar a exigência de Curso Superior em Jornalismo para exercer a profissão. No Paraná e em Pernambuco, as empresas foram para as mesas de negociações com a intenção de regulamentar em acordo a contratação de não diplomados para atuar nas redações.

Os patrões também estão negando a reivindicação de aumento real nos salários e insistem em índices que mal repõem as perdas com a inflação acumulada. Por conta das divergências, em Minas Gerais as negociações se arrastam por seis meses e em São Paulo por quatro meses.

No Paraná, segundo informou o SinJor, na mesa redonda realizada no dia 14 de outubro, em Curitiba, na Delegacia Regional do Trabalho e Emprego,os patrões mostraram que estão dispostos a suprimir direitos atuais dos jornalistas e no final do debate concordaram apenas com a manutenção da data-base em 1º de outubro. A proposta das empresas prevê redução e congelamento do piso salarial da categoria, ampliação da jornada de trabalho e implantação de banco de horas.

Os dirigentes do SindJor-PR e do Sindicato dos Jornalistas de Londrina rejeitaram prontamente esses ataques aos direitos da categoria. A categoria reivindica reajuste de 4,54% e aumento real de 5,5%. Nova reunião de conciliação está agendada para o dia 22 de outubro na Delegacia Regional do Trabalho.

Fonte: SindJor-PR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: