ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Acaba, enfim, a Greve dos empregados da Caixa Econômica

Posted by Armando em 21/10/2009

A maioria das Assembleias dos empregados da Caixa Econômica Federal nas cidades que permaneciam em Greve até ontem (21/10) aprovou a proposta de acordo apresentada pelo banco ao Comando Nacional dos Bancários e a CEE (Comissão Executiva dos Empregados), realizada na noite de terça-feira (20/10), em Brasília.

Esta deliberação encerrou a Greve iniciada pelo conjunto da categoria bancária no dia 24 de setembro. Como as discussões em torno das reivindicações específicas dos empregados da Caixa não tiveram avanços, a Greve no banco foi mantida até que a direção apresentasse uma proposta mais próxima dos anseios de seus empregados.

Pressionada pela Greve, a Caixa ofereceu o pagamento de um abono salarial de R$ 700,00, a todos os funcionários, a ser creditado até o dia 20 de janeiro de 2010, e ampliou de 3 mil para  5 mil o número de empregados que deverão ser contratados até o final do ano que vem.

VEJA OUTROS AVANÇOS CONQUISTADOS PELOS EMPREGADOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

– Criação de Comitês Regionais para a discussão e resolução de casos de assédio moral.  Estes departamentos serão criados no âmbito das Superintendências de Atendimento (SUATEs), num total de cinco no País.

– Eleições diretas para a escolha de todos os membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). À diretoria da Caixa caberá a escolha do presidente da Cipa.

– Instalação de exaustores em todas as bancadas de penhor até o final do ano, visando absorver os vapores dos produtos químicos utilizados pelos avaliadores de penhor, reduzindo os  danos à saúde.

– Criação de programa de prevenção de doenças crônicas (como diabetes, problemas coronários, hipertensão, entre outras) e mudanças no Saúde Caixa, o plano de saúde dos empregados.

– Compensação das horas até o dia 18 de dezembro deste ano, com a reposição de no máximo duas horas extras diárias. A Caixa também deverá discutir com os sindicalistas os descontos efetuados nos salários dos empregados referentes às greves realizadas em 2007 e 2008.

CONTINUAM EM GREVE

Em algumas bases sindicais os empregados da Caixa rejeitaram a proposta da diretoria e deliberaram pela manutenção da Greve. Veja as cidades onde a paralisação continua:

Rio de Janeiro
Porto Alegre
Pará/Amapá
Amazonas
Goiás
Tocantins
Baixada Fluminense (RJ)
Camaquã (RS)
Chapecó (SC)
Pelotas (RS)
Santa Maria (RS)
Santa Cruz (RS)

Fonte: Contraf-CUT.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: