ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Globo x Record: roupa suja se lava em horário nobre

Posted by Armando em 15/11/2009

record x globoNo início desta semana o Jornal Nacional da Rede Globo divulgou notícia a respeito de investigações da Justiça dos EUA a respeito de lavagem de dinheiro e contas secretas em paraísos fiscais do fundador da concorrente, Rede Record, o pastor Edir Macedo. Verdade ou não, a matéria foi ao ar, inclusive com entrevista do promotor norte-americano que está cuidando do caso.

Neste domingo, o programa Domingo Espetacular, da Record, destacou em todos os blocos a resposta a respeito da denúncia veiculada pela Globo, prometendo desvendar o que realmente estava por trás desse fato. Ao mesmo tempo, a emissora ligada à Igreja Universal, anunciava matéria que estariam envolvendo com a concorrente.

O fato é que essas duas redes de televisão brasileiras surgiram de forma parecida e com várias páginas mal contadas. Há cerca de 20 anos, o então presidente da Globo, o falecido Roberto Marinho, foi comparado com o personagem de um clássico filme, Cidadão Kane, milionário dos EUA que utilizava seu poder junto ao Estado para progredir. À época, o filme era exibido de forma cautelosa para públicos seletos e sem muito alarde, com medo das possíveis represálias, dado o conteúdo polêmico e comprometedor para o fundador da Rede Globo.

Hoje, com a democracia instalada, uma emissora ataca a outra de forma escancarada em horário nobre da televisão, sem meias palavras. Nesse bombarbeio intenso, fica difícil saber que está falando a verdade. Certo mesmo é que em nenhum dos dois lados há santos. Num setor que fatura muito alto e briga a toda hora pela audiência, fator que atrai os patrocinadores de peso, vale tudo para derrubar o oponente. Quanto a nós, telespectadores, resta analisar os fatos e aguardar até que venha ao ar novas denúncias de irregularidades que podem envolver as duas maiores redes de televisão do País.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: