ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Repentistas estão a um passo da Regulamentação Profissional

Posted by Armando em 26/11/2009

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Os repentistas compareceram à sessão da CAS e cantaram para comemorar a vitória

Enquanto os jornalistas lutam pelo restabelecimento da exigência do Diploma de Curso de Jornalismo para o exercício da profissão, a CAS (Comissão de Assuntos Sociais), do Senado, aprovou em sessão realizada ontem (25/11) o PLC (Projeto de Lei Constitucional) que reconhece a atividade de repentista como profissão artística. Nada contra os músicos do repente, tradição nordestina existente há séculos, que agora caminha para a regulamentação.

O projeto, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), visa incluir a profissão de repentista na Lei 6.533/78, que estabelece as profissões de artistas e técnicos de espetáculos e diversões, conforme informou a Agência Senado. Neste sentido, a PLC 174/07 vem corrigir uma omissão ocorrida no passado, possibilitando aos cantores que utilizam as rimas nos versos para contar histórias, fazer desafios e divulgar causas sociais.

Infelizmente, essa mesma visão não teve o STF (Supremo Tribunal Federal), que em junho deste ano decidiu extinguir a regulamentação da profissão de jornalista, comparando-a com outras totalmente diferentes e não menos importantes, como, por exemplo, a de cozinheiro. Salve o repente, os repentistas e a regulamentação profissional, instrumento necessário para proteger a população e a sociedade da ação de charlatões e picaretas, que estão sempre à espreita para levar vantagem com as brechas que a legislação permite.

Fonte: Agência Senado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: