ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Brincadeira “Pau-de-sebo” ainda existe no interior do Mato Grosso

Posted by Armando em 29/11/2009

Cleber Lima Sutil

A brincadeira "Pau-de-sebo" foi uma das atividades da Gincana em Nova Monte Verde

Nos dias de hoje, dominados pelo entretenimento virtual, seja através da televisão, do DVD ou da internet, muitas brincadeiras do passado se perderam no tempo e dificilmente serão vistas pelas novas gerações. Felizmente, em algumas localidades do interior do Brasil essa cultura ainda é mantida, como a Gincana promovida pelos alunos do Curso de Educação Física de Nova Monte Verde (Mato Grosso).

Entre as várias brincadeiras sadias preparadas para as crianças teve o “Pau-de-sebo”, pescaria (na água, mesmo), estouro de balões com venda, ping-pong e a procura de objetos com a boca num prato de farinha. Essa última até aparece de vez em quando em programas de televisão. Mas o “Pau-de-sebo” é um achado. Com o nome originado da árvore “cocanha”, “Pau-de-sebo” consiste na colocação de um mastro untado com sebo em um campo, tendo em sua extremidade um prêmio para quem conseguir chegar lá. Neste caso, o valente vencedor ganharia uma caixa de chocolate.

Por ser muito escorregadio, é difícil encarar o “Pau-de-sebo”  e às vezes nem mesmo com a ajuda de terceiros é possível ganhar o prêmio. Como bem lembram os dicionários, essa brincadeira era comum nos arraias e hoje em dia dificilmente é feita nas grandes e médias cidades, fazendo com que caia no esquecimento.

Felizmente, os estudantes de Educação Física de Nova Monte Verde ainda  mantêm viva essa divertida e inocente brincadeira de tempos atrás. Nota 10 para os alunos e professores por essa iniciativa. Veja na galeria mais imagens da Gincana, em fotos de Cleber Lima Sutil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: