ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Luta em defesa do Diploma para jornalistas ganha apoio da AL do Paraná

Posted by Armando em 11/12/2009

A mobilização dos jornalistas para restabelecer a exigência do Diploma do Curso de Comunicação Social para exercício da profissão ganhou esta semana o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná. No dia 7 de dezembro, aquela casa de leis aprovou a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, atendendo pedido feito pelos Sindicatos de Jornalistas do Paraná e de Londrina.

Na ocasião, o presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, utilizou a tribuna do Plenário para agradecer o apoio dos deputados estaduais, numa iniciativa pioneira nesta mobilização da categoria para garantir a obrigatoriedade de formação específica para atuar na área.  “A regulamentação da profissão de jornalista existe há 70 anos e há mais de 40 anos foram criados os cursos de Jornalismo. Infelizmente sofremos um revés que significa um retrocesso”, declarou Sérgio Murillo, recordando o golpe que o STF (Supremo Tribunal Federal) aplicou na categoria ao derrubar em junho deste ano a obrigatoriedade do Diploma.

Segundo o presidente da Fenaj, a entidade agora vai buscar apoio junto às demais Assembleias Legislativas do País, visando ampliar a mobilização em defesa do Diploma, como forma de pressionar a Câmara dos deputados e o Senado a aprovarem as PEC (Pedidos de Emendas Constitucionais), que objetivam o restabelecimento obrigatoriedade de formação em Jornalismo para exercer a profissão.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Londrina, Ayoub Hanna Ayoub, o movimento sindical e as empresas de comunicação do Paraná estão finalizando as negociações em torno da Convenção Coletiva de Trabalho deste ano, superando o impasse que havia sido criado em função da intenção dos patrões de suprimir do texto a cláusula que estabelece a contratação de jornalistas diplomados. Os Sindicatos do Paraná e Londrina deixaram clarou que sem essa cláusula não tem acordo.

Fonte: Fenaj.

Anúncios

Uma resposta to “Luta em defesa do Diploma para jornalistas ganha apoio da AL do Paraná”

  1. Pe Constantino Borg OSA said

    Sr Armando,
    Eu concordo plenamente com esta iniciativa. Como o Sr. ficou sabendo, a partir da extinção desta exigência, surgiram muitos abusos. Um deles aconteceu em nossa cidade de Jaguapitã, quando um jovem publicou um jornal sem aplicar nem o mínimo de respeito à ética jornalista e outros valores nobres, como a paz, solidariedade, politica sadia, etc. Graças a Deus que depois de uma ação particular este dito jornal saiu de vez da circulação.
    Padre Constantino Borg OSA.

    ADJ.: obrigado, Padre Constantino pelo apoio à luta em defesa do Diploma de Jornalismo. A questão sobre esse jornal de Jaguapitã foi objeto do post “STF abriu um perigoso precedente para a prática de Jornalismo”, publicado neste Blog no último dia 1º de novembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: