ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Pé na faixa: tô fora!

Posted by Armando em 11/12/2009

Imagem vídeo CMTU

Faixas foram eliminadas nos pontos mais críticos e favoreceu motoristas. Clique na foto para fazer o download da Campanha

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), de Londrina, juntamente com o Ministério Público e outras entidades, lançou em setembro de 2009 a Campanha “Pé na faixa – Atitude depende do primeiro passo”, visando reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade. Recepcionada com alarde pela imprensa local, a Campanha tem verba da Prefeitura e até ganhou placas próximas às faixas de segurança para alertar aos motoristas sobre o respeito aos pedestres. Faltou, na verdade, a colocação dessa conduta na prática.

Passeando na última quarta-feira (9/12)  à tarde com minhas “mulheres”  no Centro de Londrina, verifiquei, in loco, que a Campanha está equivocada e não pegou. Ao atravessar em uma da esquinas da cidade com maior fluxo de pedestres e automóveis (Rua Minas Gerais com Maranhão) tentei convencer a motorista de um belo automóvel a me dar a passagem, junto com uma de minhas filhas, e quase fui atropelado. Acenei que estava passando na faixa, mas, para meu desespero, a mesma não estava mais sob meus pés. Espantado, percebi que  pintaram as faixas brancas, ali existente há vários anos, com tinta preta. Ou seja: cassaram meu direito de atravessar a rua com segurança.

O pior é que isso não acontece apenas naquele cruzamento. Essa campanha desastrada da CMTU e outras entidades, mostrou que o objetivo é privilegiar os motoristas. Para fazer aquela travessia, da esquina da Rua Minas Gerais para a Maranhão, eu e minhas “mulheres” deveríamos ir à frente e passar pela faixa na outra esquina e depois por outra até chegar ao nosso destino. Neste caso, a “segurança” significaria cruzar duas ruas, ao invés de uma, para fazer nosso caminho. Daí, com certeza, o risco de ser atropelado dobraria.

Este episódio revela a fragilidade da Campanha “Pé na faixa”, que só teve sucesso nas matérias feitas pela imprensa local, quando as câmaras das emissoras de tevê lembraram aos motoristas apressados que é preciso respeitar os pedestres na faixa de segurança. Interessante é que no vídeo da Campanha aparecem taxista e motorista de ônibus dando passagem ao pedestre, coisa difícil de acontecer na vida real. Sem generalizar, a maioria destes profissionais não costuma fazer gentilezas, pelo contrário, são os mais apressados nas ruas da cidade.

Detalhe: a senhora que passou dirigindo seu carro a uns 50 quilômetros por hora no Centro de Londrina e quase me atropelou, junto com minha filha, desrespeitou os transeuntes que pretendiam atravessar a faixa de segurança do outro lado da rua e seguiu seu destino perigosamente sem ser notada por qualquer agente de trânsito da CMTU, que nunca estão aonde a gente precisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: