ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Sindicato dos empregados nos Supermercados de Londrina é reconhecido pela Justiça do Trabalho

Posted by Armando em 31/12/2009

O Sintmerc (Sindicato dos Trabalhadores nos Mercados, Supermercados e Hipermercados), de Londrina, obteve no dia 23 de novembro vitória junto à Justiça do Trabalho, que reconheceu a legalidade da entidade e determinou o prosseguimento dos trâmites no Ministério do Trabalho e Emprego, visando a concessão do Registro Sindical. A diretoria do Sintmerc ingressou com mandado de segurança depois que o Ministério negou o Registro, fazendo valer o direito dos trabalhadores de se organizarem em uma representação própria.

Segundo Margarete Barbosa Martins, presidente do Sindicato, a Justiça do Trabalho reconheceu que os trabalhadores dos mercados têm suas características próprias em função do local onde atuam. “Temos demandas trabalhistas diferentes de outros ramos do comércio, que passa pela jornada de trabalho e outras, por isso decidimos criar nosso Sindicato e negociar diretamente com os patrões nossas reivindicações”, explica.

Margarete afirma que agora vai aguardar o desfecho da ação na Justiça do Trabalho, pois ainda cabe recurso ao julgamento da primeira instância, mas garante que o trabalho continua a todo vapor, visando assegurar condições de trabalho e o fim do assédio moral, que agora chegou ao setor. “Os mercados, supermercados e hipermercados enxugaram seus quadros de pessoal e agora estão exigindo muito dos trabalhadores. Estamos lutando também pela instalação de refeitórios nos locais de trabalho para que os empregados tenham dignidade na hora de suas refeições”, ressalta a presidente do Sintmerc-Londrina.

9 Respostas para “Sindicato dos empregados nos Supermercados de Londrina é reconhecido pela Justiça do Trabalho”

  1. Sonia Parente said

    >Parabens ao SINTMERC, em especial à Margarete.
    >Como posso conseguir o Estatuto do SINTMERC?
    >Estou pretendendo organizar o Sindicato do empregados do Wal-Mart aqui em Salvador. Agradeço se me enviarem o necessário. Sou advogada, amiga dos empregados do Wal-Mart, e revoltada com as agressões aos direitos deles, em Salvador, Bahia.
    >Há, inclusive, muito assédio moral.
    >Cordiais saudações
    >Sonia Parente

    ADJ – Encaminharemos sua solicitação à Margarethe, Sonia.

    • Matheus said

      Aqui em Londrina o WALMART é um dos melhores para se trabalhar.
      Tem gente perdendo tempo, dinheiro, e até mesmo, a Saúde aqui em Londrina. Trabalhei no Supermuffato, acho que quem entra naquele deposito da Quintino deveria receber adcional de insalubridade. A cumida da nojo; nos banheiros para funcionários não tem papel higiênico e sabone para lavar as mãos.

      Falta EPI. Já fui obrigado a subir em uma das altas pratileiras do depósito sem escada.

      O pacoteiro, tadinho, é um verdadeiro severino, além de atender três ou mais caixas, fazer entrega, limpar o estacinamento, buscar carrinhos; tem que “ajudar em tudo”.

      Menores, até mesmos ao menosres aprendizes, são obrigados a carregar muito peso.

      Somos obrigados a trabalhar doentes, não temos plano de saúde, mas somos obrigados a pagar R$30,00 de um convênio com uma clínica meia-boca.

      Socorre o seu proletáriado, seu filho, pais de família. Pedimos ajuda!

      ADJ – Caro leitor, sua denúncia foi encaminhada ao Sintmerc-Londrina.

      • marli silva bassalobre said

        Parabéns, mas eu gostaria de saber o que vocês têm feito pra defender nossos interesses? Algumas redes de supermercado têm feito o que bem entendem, arrumam leis próprias e eu não vejo vocês a posto pra defender os nossos interesses. Quando vocês vão acabar com a farra das grandes redes e o desrespeito a nós, trabalhadores dos supermercados?Ou será que a nossa classe vai ter que se unir e fechar os supermercados por um dia pra vocês acordarem. Olha que seria uma boa ideia …

  2. Allan inacio said

    Eu gostaria de saber mais sobre o sindicato

    Quais as exigencias que ele empoem para os mercados

    e os direitos dos empregados se em obrigatorias trabalhar em todos feriados e etc.

    obrigado

    ADJ: caro leitor, como o Sintmerc ainda não conseguiu derrubar liminares do Sindicato dos Comerciários de Londrina, não tem como obrigar os mercados a cumprirem direitos assinados por aquela entidade. Mas posso dizer a você que mesmo assim o Sintmerc já conseguiu resolver alguns problemas dos trabalhadores deste setor, como a criação de refeitórios em algumas empresas (Viscardi, Mufatto) e denunciou trabalho fora da jornada normal no Condor. Se você tiver alguma denúncia de desrespeito aos seus direitos, envie para o Blog, que encaminharemos ao Sintmerc para que sejam tomadas a providências cabíveis.

  3. Companheiros nos estamos na briga para conseguir a carta aqui em são paulo a briga e boa com o tal de RICARDO PATH. MAS ESTAMOS NA LUTA!

    ADJ – Sucesso, companheiro!

  4. carlos said

    Minha esposa trabalha em um mercado de Londrina e meu bebê está doente. A doutora afastou ela e eles não querem aceitar o atestado dela. O que devemos fazer?

    ADJ – Procure o Sintmerc, Carlos.Acredito que eles podem te ajudar.

    • Margarethe. said

      Carlos, você pode nos procurar no Sintmerc, pois temos assessoria jurídica para orientá-lo.

      Rua Maranhão nº 35, sala 34, no Centro de Londrina.

  5. Aguinaldo de Oliveira said

    Gostaria de saber se o Sindicato reveendicou horas extras ao Super Muffato, referente aos trabalhadores que tiveram registro no ano de 2000.

    ADJ – Prezado leitor, encaminhei sua dúvida ao Sintmerc.

  6. dani said

    Eu sou assistente financeiro e uma das minhas tarefas é fechar os caixas e se eu errar em alguma coisa e esse erro causar algum prejuízo eu tenho que pagar. Eu tenho direito de receber quebra de caixa ou algo parecido?

    ADJ – Cara leitora: vou encaminhar sua dúvida ao Sintmerc Londrina para que eles se posicionem a respeito dessa situação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: