ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Bial trocou “prumo” por “nível” na prova que foi anulada na semana passada

Posted by Armando em 06/03/2010

O prumo (esq.) é utilizado em medidas verticais e o nível (acima) nas horizontais

O fato está meio velho, mas vale a pena comentá-lo para melhor informar aos leitores do Blog e seguidores do BBB10 sobre a diferença de “prumo” e “nível”. Ao anunciar a anulação da prova realizada na semana passada pelos brothers, que consistia em encher aquários com um determinado líquido, Pedro Bial, o âncora do Programa da Rede Globo de Televisão, disse que o tanque de Michel, um dos vencedores, estava fora do “prumo”.

Para quem entende de engenharia ou até mesmo de construção, como este humilde jornalista e ex-coordenador de uma obra há alguns anos em Londrina, a diferença é clara. Para os leigos no assunto a “gafe” passou desapercebida. Não vi qualquer comantário a respeito nos diversos blogs que divulgam o dia-a-dia do BBB10, em especial as cenas picantes ou bate-boca dos participantes do Programa.

Para melhor informar os leitores do Blog explico qual é a diferença entre os dois termos, com auxílio da Wikipédia para ser mais exato:

– Prumo: o “prumo é basicamente composto por um peso (geralmente em formato de peão) preso a um cordel, o que permite suspendê-lo ou abaixá-lo sobre o lugar (ponto) onde pretende-se obter a vertical.”

– Nível: “o nível é um instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referência, para calcular os desníveis entre pontos.”

Definidos os termos, voltemos à prova anulada do BBB10 e a falha de Pedro Bial, que certamente não teve uma boa assessoria da equipe de retaguarda. No caso do aquário do brother Michel, o líquido não estava no NÍVEL, pois de um lado atingia a marca que identificava o volume necessário para completar a prova, no entanto, no outro ainda faltava mais um pouco de conteúdo. Como era uma medição horizontal, o correto seria NIVELAR o aquário para evitar o erro cometido pela produção.

O “prumo”, citado equivocadamente por Bial, diz respeito ao alinhamento vertical de objetos, paredes, muros e, principalmente, de edifícios. Para completar o comentário vale citar, como exemplo, que a Torre de Pisa está fora de prumo.

Salve, Salve, BBB10, contribuindo com a cultura de nosso País!

Atualizado em 20/12/2012.
Anúncios

Uma resposta to “Bial trocou “prumo” por “nível” na prova que foi anulada na semana passada”

  1. Danilo said

    Armando, a Torre não é de Pizza, mas de Pisa.

    ADJ – Obrigado, Danilo. Passou batida a grafia da palavra embalada pela famosa pizza italiana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: