ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

CUT convoca trabalhadores a saírem às ruas no dia 18 de maio pela Redução da Jornada

Posted by Armando em 16/05/2010

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) está convocando as entidades do movimento sindical e os trabalhadores de todo o País a participarem no dia 18 de maio da de atividades nos principais centros do Brasil pela Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais. Estão previstas grandes concentrações nas capitais e a orientação da Central é para que os trabalhadores atrasem a entrada no serviço e nos turnos das empresas.

Esta mobilização tem por objetivo pressionar a Câmara Federal a colocar em pauta e votar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 231/95, que está em tramitação há 15 anos. Ela estabelece a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais, além da elevação do adicional de hora extra de 50% para 75%, como forma de inibir o prolongamento de jornada nas empresas e estimular a criação de novos turnos de trabalho.

Estudos do Dieese apontam que a redução da jornada de trabalho no Brasil pode gerar mais de 2 milhões de novos empregos. Segundo o Dieese, a jornada menor implicará num aumento de 1,99% nos custos para as empresas, que poderá ser compensado com o aumento da produtividade, como ocorreu em 1988, quando a jornada de trabalho no Brasil passou de 48 para 44horas semanais.

“Passou da hora de revertermos este retrocesso social do trabalho no país. Por isso, é importante que a militância CUTista construa neste 18 de maio um diálogo aberto com o conjunto dos trabalhadores e com a sociedade brasileira sobre os benefícios da redução da jornada de trabalho sem redução de salários”, conclama o presidente da CUT Nacional, Artur Henrique.

A pressão da Central é para que a Câmara dos deputados coloque em pauta de votação a PEC 231/95 ainda este ano. Como as eleições de outubro estão próximas, está na hora de cobrar dos políticos a aprovação, com urgência, deste projeto para reduzir a exploração e melhorar a qualidade de vida do trabalhador brasileiro.

Fonte: CUT.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: