ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

VIDA BANCÁRIA faz alerta para a necessidade de melhorar a segurança nos bancos

Posted by Armando em 22/06/2010

O VIDA BANCÁRIA, informativo conjunto dos Sindicatos de Bancários de Londrina, Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio, Região Norte do Paraná, destaca na edição desta semana a cobrança aos bancos por melhorias na segurança de suas agências. Segundo o jornal, o assassinato de um cliente em uma agência do Itaú Unibanco, ocorrido no dia 16 de junho, ressaltou a necessidade de aprimorar os mecanismos de segurança.

O cliente sacou uma grande quantia de dinheiro e foi abordado quando saía do banco e foi morto com um tiro na cabeça ao reagir ao assalto. A agência, localizada na periferia de Londrina, próxima da saída para Cambé, já foi palco de vários outros ataques a clientes, inclusive com outros mortos.

Infelizmente, não havia vigilante no estacionamento do banco, nem mesmo câmeras de vídeo para identificar o assassino ou, quem sabe, inibir esse tipo de ação. Não por mera coincidência, no dia 10 de junho último, foi sancionada a Lei Municipal 10.937, que estabelece a instalação de câmaras na área externa dos bancos que operam em Londrina.

Um pouco antes, no dia 2 de junho, outra Lei, a 10.932, também foi sancionada e obrigará os bancos a instalarem divisórias entre o setor de caixas e o local destinado à espera pelo atendimento, como forma de evitar que clientes fiquem expostos às demais pessoas quando efetuam saques de alto valor. Os bancos têm prazo de 60 dias, a contar da publicação destas Leis, para se adequarem às novas determinações.

O VIDA desta semana também traz informações na Capa sobre as negociações da Mesa Temática de Segurança, composta por representantes da Contraf (Confederação Nacional dos Bancários) e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), na qual os dirigentes sindicais voltaram a cobrar atendimento médico e psicológico aos trabalhadores do setor financeiro que são vítimas de assaltos e sequestros, bem como às suas famílias. A Fenaban se recusou a aceitar esta reivindicação, dizendo que os bancários já têm planos de saúde e deveriam utilizá-los nestas ocasiões.

Na pág. 2, o jornal relata reunião realizada entre os quatro Sindicatos e a GSO (Gerência de Serviços Operacionais), do Itaú Unibanco, na qual foram reivindicadas a contratação de mais funcionários nas agências da Região e condições de trabalho para os bancários. Na mesma página, o VIDA divulga o Dia Nacional de Luta dos empregados da Caixa Econômica Federal, a ser realizado no dia 29 de junho, quando ocorrerão manifestações exigindo a isonomia de direitos e a suspensão do processo de reestruturação que está em curso no banco.

Leia mais clicando nos links abaixo ou acessando o site do VIDA BANCÁRIA (www.vidabancaria.com.br):

Capa

Pág. 2

Pág. 3

Pág. 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: