ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Discriminação nos bancos é manchete do VIDA BANCÁRIA desta semana

Posted by Armando em 20/07/2010

Campeões em lucratividade, os bancos que operam no Brasil também são líderes em discriminação na escolha dos trabalhadores que atuam no setor. Este problema é a manchete VIDA BANCÁRIA, informativo conjunto dos Sindicatos de Bancários de Londrina, Apucarana, Arapoti e Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, edição desta semana.

 Segundo o jornal, a Igualdade de Oportunidades é um dos principais eixos da Campanha Salarial 2010 da categoria, que tem data-base em 1º de setembro. Apesar das belas peças publicitárias, os bancos não cumprem a cota de contratação de trabalhadores com deficiência, empregam um número reduzido de homens e mulheres negras e praticam discriminação contra estes segmentos ao pagarem salários bem mais baixos do que os praticados à maioria branca. O VIDA denuncia, ainda, que as bancárias, apesar de representarem em torno de 50% da categoria, também são discriminadas, recebendo, em média, salários até 72% mais baixos do que os pagos aos colegas bancários que atuam nas mesmas funções.

Na pág. 3, o jornal também noticia a cobrança feita pelo Sindicato dos Bancários de Londrina para que o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco melhorem as condições de trabalho e de atendimento ao público em suas agências localizadas na Região Norte da cidade, mais conhecida como “Cinco Conjuntos”.  De acordo com o VIDA BANCÁRIA, o número reduzido de funcionários e a estrutura das agências são inadequadas para proporcionar um atendimento correto aos mais de 100 mil habitantes daquela região de Londrina.

Na Coluna “Espaço para a Saúde”, na pág. 4, o informativo faz um alerta aos bancários para terem cuidado com o manuseio de dinheiro, devido à grande quantidade de bactérias que ficam depositadas nas cédulas. A dica é lavar as mãos com freqüência para evitar o contágio de doenças.

Leia o VIDA na íntegra clicando nos links abaixo:

Capa

Pág. 2

Pág. 3

Pág. 4

Anúncios

Uma resposta to “Discriminação nos bancos é manchete do VIDA BANCÁRIA desta semana”

  1. Caroline Brand said

    Olá, gostaria do e-mail e do contato do blog para sugestão de pauta. Obrigada
    E-mail: carolbrand13@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: