ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Senadores adiam para setembro a votação da PEC do Diploma dos jornalistas

Posted by Armando em 05/08/2010

Os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) e Inácio Arruda (PCdoB/PE), respectivamente, autor e relator da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 33/09, que restabelece a exigência do Diploma para exercício da profissão de jornalista, retiraram de pauta da sessão de ontem (4/08), do Senado, a votação desta matéria. Segundo informações da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), o quadro de senadores presentes não dava garantias de aprovação da PEC.

Em função das eleições gerais de outubro, muitos senadores estavam ausentes do Plenário e outros foram substituídos por suplentes, que não estariam por dentro da questão. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), se comprometeu, durante audiência com os senadores Valadares e Arruda, juntamente com o presidente da Fenaj, Sérgio Murilo de Andrade, a colocar a PEC 33/09 em votação a qualquer momento em que for solicitado.

O presidente da Fenaj afirmou que agora a categoria precisa intensificar os contatos com os senadores para obter apoio pela aprovação da matéria e restabelecer a obrigatoriedade do Diploma. Para viabilizar esta mobilização, a Fenaj vai incluírem seu site uma tabela com a tendência de voto de cada um dos 81 senadores.

“Vamos divulgar ao máximo essa tabela e mobilizar nossa categoria para que cobre de cada parlamentar o compromisso com nossa luta. Vamos também combinar com os Sindicatos a presença de delegações dos estados no próximo esforço concentrado e buscar, com o apoio do Sindicato do DF, trazer turmas de estudantes de jornalismo para as galerias”, explicou Sérgio Murilo, acrescentando ainda que a entidade já está produzindo camisetas, adesivos e outros materiais para impulsionar a Campanha em Defesa do Diploma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: