ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Beto Richa monta secretariado com equipe “coxa branca” e derrotados em 2010

Posted by Armando em 05/01/2011

O novo governador do Paraná, Carlos Alberto Richa, mas conhecido na política como Beto Richa (PSDB), assumiu o cargo decretando moratória de 90 dias e auditoria nas contas. Trazendo na bagagem um mandato e meio como prefeito de Curitiba, Beto não teve muito trabalho para formar seu secretariado, composto basicamente por ex-secretários da capital do Estado.

Entre eles estão sua esposa, Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social), seu irmão, José Richa Filho (Infraestrutura e Logística), Ivan Bonilha (Procuradoria Geral), Luiz Eduardo Sebastiani (Administração e Previdência), Norberto Anacleto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Marcelo Cattani (Comunicação Social), Michele Caputo Neto (Saúde) e Deonilson Roldo (Chefia de Gabinete).

Para completar o quadro, Beto Richa chamou os deputados federais reeleitos em outubro passado, Cezar Silvestri (Desenvolvimento Urbano) e Luiz Carlos Hauly, além do ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, sucessor e amigo do ex-governador Jaime Lerner.

Os demais integrantes do novo secretariado do Paraná devem ter sido escolhidos para representar determinadas regiões do Estado, selecionados de acordo com a experiência nas pastas às quais estarão à frente ou para compensar derrotas nas urnas em 2010, como é o caso do ex-prefeito de Maringá e ex-deputado federal, Ricardo Barros, que não conseguiu se eleger senador e agora ocupará a secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

Outro que não teve sucesso nas eleições de 2010, Antonio Carlos Salles Belinati, filho do prefeito cassado de Londrina, Antonio Casemiro Belinati, foi nomeado por Richa para a diretoria comercial da Sanepar. A presidência da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ficou com o ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Curitiba, Fernando Eugênio Ghihnone.

Independente do critério da escolha, se política ou por competência, resta saber se o secretariado de Beto Richa vai trabalhar em prol de todo o Estado ou manter o apadrinhamento à região metropolitana de Curitiba. Esta há anos vem sendo agraciada com a maioria dos recursos do Governo do Paraná, em detrimento das demais cidades paranaenses e aos servidores públicos, que ficaram à míngua durante os oito anos de gestão deste mesmo grupo “coxa branca” no governdo de Jaime Lerner, PSDB & Cia.

Fica também a dúvida se Beto vai governar para o Estado ou para tentar elevar sua imagem a nível nacional, visando a candidatura à Presidência da República em 2014, abandonando no meio o cargo que acabou de assumir, como fez em sua segunda gestão como prefeito de Curitiba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: