ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Cota para pessoas com deficiência não é atingida em todos os bancos

Posted by Armando em 21/01/2011

Apesar de ser estabelecida na Lei 8.213, em vigor desde 1991, nem todos os bancos estão cumprido a cota de contratação de PCDs (Pessoas com Deficiência). Segundo informou matéria do Jornal Folha de S.Paulo, os bancos se encaixam na última faixa, pois têm mais do que 1.000 funcionários, e devem por isso preencher 5% de suas vagas com PcDs.

Ainda de acordo com o Jornal, apenas o HSBC e o Santander já atingiram a cota, tendo em seus quadros, respectivamente, 5,3% e 5% de trabalhadores deste segmento. Entre os demais grandes bancos, o Itaú Unibanco contratou 4,3% de PcDs, o Bradesco 1,7% e o Banco do Brasil 0,8%. Itaú Unibanco e Bradesco declararam à reportagem que têm aperfeiçoado suas políticas para inserir pessoas com deficiência em seus quadros. Já o BB afirmou que só “contrata candidatos que acertam 50% das perguntas da prova de seleção”.

“Apesar dos bancos estarem tentando se adequar a esta legislação, diferente de outros setores da sociedade, que preferem pagar multas a contratar PcDs, todos sabemos que eles podem ir além disso, pois é o ramo que detém o maior lucro líquido do mercado”, avalia Jair Sanches, diretor do Sindicato e representante da Fetec-CUT/PR na Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades.

Para ele, além de obedecerem a Lei 8.213/91, os bancos também precisam dar condições para que estas pessoas se adaptem e levar em conta que elas não podem seguir o mesmo ritmo dos demais colegas. “Não adianta contratar agora somente para atingir a cota e daqui a algum tempo demitir PcDs sob a alegação de que são improdutivos”, observa Jair.

 BANCO  – Total de PcDs
HSBC – 1.065 (5,3%)
Santander – 2.532 (5%)
Itaú Unibanco – 4.000 (4,3%)
Bradesco – 1.250 (1,7%)
Banco do Brasil – (0,8%)

Fonte: VIDA BANCÁRIA
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: