ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

APP-Sindicato organiza protesto de professores contra erros no PSS

Posted by Armando em 28/01/2011

Dezenas de professores estaduais do Paraná estão participando hoje (28/01), em Curitiba, em frente à Seed (Secretaria Estadual de Educação), de protesto contra os erros verificados na classificação do PSS (Processo Seletivo Simplificado), realizado no início deste mês para contratação de pessoal temporário. Organizada pela APP (Associação dos Professores do Paraná), a mobilização exige a correção dos erros ou até mesmo a suspenção do processo de contratação para impedir injustiças.

Segundo informou o site da APP-Sindicato, o Governo do Estado está tentando provar que o erro foi cometido pelos professores e não pelo sistema. Na maioria dos casos – cerca de 8 mil candidatos ingressaram com recursos contra o PSS, não foi levada em conta a Licenciatura e o tempo de serviço dos docentes, fazendo com que tivessem baixa pontuação na classificação.

Em função do protesto, dirigentes da entidade foram recebidos por representantes do Governo do Paraná, sem a presença do secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, mas a reunião terminou sem sucesso. A APP-Sindicato já acionou o Ministério Público, solicitando que ingresse com ação para que o PSS seja revisado.

 “No dia de hoje tivemos a presença de educadores PSS prejudicados de todo o Estado. Apesar da apresentação das injustiças cometidas, a Seed está inflexível e diz que não vai rever a classificação. Não vamos desistir. Educadores com vários anos de serviços prestados pelo Estado iniciam 2011 sem emprego. A alegação é que estes professores cometeram erros na hora de fazer a inscrição na indicação de tempo de serviço e licenciatura. Dados estes que o Estado e o próprio sistema possuem”, argumentou Luiz Carlos da Paixão, secretário de Imprensa da APP-Sindicato.

Este foi o primeiro protesto enfrentado pelo novo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), em seu primeiro mês de mandato. Na avaliação da APP-Sindicato, o sistema utilizado nas inscrições do PSS induziu os professores a erro. A própria nota publicada no site do Governo do Paraná no dia 18/01, por ocasião da divulgação dos classificados, já denotava o problema, veja abaixo:

“De acordo com Matos, o candidato teve duas semanas para fazer a inscrição e alterar alguma informação incorreta. “O edital estabelece que não será aceito recurso proveniente de erro na inscrição”, enfatizou Arnaldo. “A informação prestada na inscrição e não comprovada na entrega de documentação, fará com que o candidato vá para o fim da fila de classificação, conforme prevê o próprio edital”, lembra.”

A declaração acima é do  chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Secretaria, Arnaldo Moreira de Matos, publicada pelo site do Governo do Paraná.

Anúncios

4 Respostas to “APP-Sindicato organiza protesto de professores contra erros no PSS”

  1. neide Jurema Leite said

    Como ficará a situação de muitos professores que dependem do salário para sobreviver? Não sabemos o que fazer. Será que o Sindicato pode entrar com mandato de segurança? Alguns professores que podem pagar advogados particular já entraram .Nós precisamos do Sindicato.
    Obrigada.

  2. Marcio said

    Acho certo. Isso tem que acabar com essa corja de pessoas que se encostam no governo. Professores desqualificados, querem trabalhar na prefeitura façam o concurso e passem. Esse PSS é uma cabine de emprego de acomodados.

    ADJ – Caro Márcio, generalizações podem causar injustiças.

    • Prof Carolina said

      Olha Marcio, geralmente aqueles que agridem, são os piores… De onde vem a sua educação? E o que vc passa ou vai passar para seus filhos. Por isso que os jovens estão cada vez mais parecidos com os pais.

  3. mari1303_@hotmail.com said

    PASSAMOS NO CONCURSO, SÓ NÃO FOMOS CHAMADOS E ESTAMOS LONGE DE SERMOS ACOMODADOS. O QUE QUEREMOS É JUSTIÇA E AS COISAS CLARAS. MÁRCIO, AGRADEÇA POR NÃO ESTAR EM NOSSA SITUAÇÃO. MAS, ENFIM, ESPERAMOS QUE A APP FAÇA ALGO QUE NOS AJUDE A VOLTAR PARA NOSSO LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO,
    POIS CAPACITAÇÃO E VONTADE DE TRABALHAR NÃO NOS FALTA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: