ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Guia da Confederação dos Bancários e Idec orienta consumidores contra abusos dos bancos

Posted by Armando em 26/03/2011

A Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito), entidade filiada à CUT, e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançaram na última terça-feira (15/03), Dia Mundial do Consumidor, o guia “Os bancos e você – Como se defender dos abusos dos bancos”. Este material tem por objetivo orientar os clientes e usuários sobre seus direitos, com dicas para fugir das armadilhas das instituições financeiras na venda irresponsável de produtos e serviços.

O Guia traz entre os assuntos abordados dicas de como escolher o banco, cuidados na abertura e encerramento de contas, esclarecimentos sobre serviços como movimentações, pagamento de boletos, débito automático, cheques, cartões, tarifas etc. Também inclui modelos de carta para o consumidor reivindicar seus direitos, caso seja vítima de práticas abusivas das instituições financeiras. “Com essa iniciativa, estamos abrindo uma nova etapa na parceira entre o movimento sindical e o Idec na defesa da população brasileira que usa serviços financeiros”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, lembrando que o atual guia é uma atualização e aprofundamento de manual semelhante editado em 1998 pela antiga Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT), que antecedeu a Contraf-CUT, e pelo Idec.

Campanha internacional

O lançamento do guia representa também uma ação concreta no Brasil da articulação de duas campanhas internacionais para forçar o sistema financeiro a ter uma postura mais ética e responsável em relação aos clientes e a seus trabalhadores.

A Contraf-CUT participou da reunião da UNI Finanças, realizada em Copenhague (Dinamarca) em junho do ano passado, que lançou uma carta global com princípios de responsabilidade na venda de produtos financeiros. E o Idec participa da campanha internacional “Consumidores por Serviços Financeiros Justos”, da Consumers International, federação que representa 220 organizações de defesa do consumidor de 115 países.

“Os princípios estabelecidos na carta de Copenhague visam estabelecer uma cultura e procedimentos operacionais que garantam a venda responsável, com treinamento e ambiente de trabalho saudável para os funcionários e garantindo o direito dos clientes a uma orientação adequada e produtos financeiros de qualidade e adequados às suas necessidades”, explica Carlos Cordeiro.

Outra informação importante que consta neste Guia é a relação dos telefones das Ouvidorias dos principais bancos que atuam no Brasil, bem como do Banco Central, que é responsável pela fiscalização dos serviços prestados pelas instituições financeiras.

Clique no link para ler o Guia “Os bancos e você – Como se defender dos abusos dos bancos”.

Fonte: Contraf-CUT/Site VIDA BANCÁRIA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: