ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Bancários de Londrina e Região começam a receber parte do Imposto Sindical

Posted by Armando em 18/05/2011

Os bancários que atuam na base territorial do Sindicato dos Bancários de Londrina começaram a receber nos últimos dias parte do desconto que sofreram em seus salários no mês de março, referentes à Contribuição Sindical, mais conhecida como Imposto Sindical. Nos últimos dias receberam este dinheiro os funcionários do Banco Safra, HSBC e do Santander, conforme noticia a edição desta semana do jornal VIDA BANCÁRIA.

A devolução dos 60% do desconto que são repassados ao Sindicato, segundo Wanderley Crivellari, presidente da entidade, é uma forma de combater essa taxa compulsória. “Como não conseguimos barrar esse desconto na Justiça, optamos por devolver a parte que nos caberia aos bancários filiados, como forma de desonerar o orçamento familiar”, explica.

O Imposto Sindical foi instituído durante a Ditadura de Getúlio Vargas e ainda serve de escora para entidade sem qualquer representatividade junto aos trabalhadores. Por isso, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) encaminhou proposta de anteprojeto de lei ao Congresso Nacional sugerindo o fim dessa cobrança. Atualmente, a Contribuição Sindical tem a seguinte destinação:

5% – Confederação

10% – Central Sindical

10% – Conta Especial Emprego e Salário (Ministério do Trabalho e Emprego)

15% – Federação

60% – Sindicato

O VIDA BANCÁRIA nº 1.179 também traz relatos sobre as negociações feitas entre os Sindicatos de Bancários de Londrina, Apucarana, Arapoti e Cornélio Procópio com as Superintendências Regionais do Banco do Brasil e do Santander, ocorridas na semana passada. Foram cobradas, entre outras reivindicações, contratações de mais funcionários, segurança e condições de trabalho.

Leia mais informações clicando nos links abaixo:

Capa

Pág. 2

Pág. 3

Pág. 4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: