ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Desvios na saúde de Londrina geram novos protestos da população

Posted by Armando em 15/07/2011

O Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina e Região realizará amanhã (16/07), a partir das 10h00, no Calçadão, mais um protesto contra os desvios de recursos verificados na Prefeitura durante a Operação Antissepsia. O movimento denominado “Basta! Londrina Sangra”, deverá reunir estudantes, representantes de entidades sindicais e do movimento popular e da Igreja Católica.

Segundo o padre Jaime Alonso, da Paróquia São José Operário, na Zona Oeste, um grupo de pessoas sairá do bairro em carreata pela manhã para integrar o Ato Público a ser realizado em frente às Lojas Riachuelo. O padre avalia que a população precisa participar das atividades em defesa da saúde pública e contra a corrupção para garantir atendimento e remédios nos Postos de Saúde da cidade.

A Operação Antissepsia, desenvolvida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) prendeu 21 pessoas suspeitas de terem ligações com os desvios dos recursos da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Destas, 15 devem ser indiciadas criminalmente com base nas provas e depoimentos recolhidos durante a atuação do Gaeco.

O Fórum Popular também está pressionando a Câmara Municipal de Londrina a rejeitar os projetos de lei 95, 96, 97, 98 e 99/2011, que tramitam naquela casa. Estas matérias dizem respeito à terceirização de mão-de-obra na área da saúde, transferência da gestão da saúde municipal para  organizações sociais e fundações.

Para os integrantes do Fórum, a Autarquia de Saúde de Londrina deve ser administrada pelo poder público e ter autonomia em suas ações para evitar ingerência e novas irregularidades como as levantadas pela Operação do Gaeco. Este posicionamento foi objeto de Moções aprovadas durante a Pré-conferência Municipal do segmento dos usuários de saúde de Londrina, com apoio de mais de 30 entidades participantes.

Fonte: Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina e Região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: