ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

INSS vai testar concessão do Auxílio-doença sem perícia para afastamento de até 60 dias

Posted by Armando em 04/11/2011

O presidente do INSS, Mauro Hauschild, apresentou no final de outubro o novo modelo de concessão de Auxílio-doença, sem perícia, para afastamentos de até 60 dias. A nova regra começará a ser testada no ano que vem para valer em todo o País em 2013, caso seja aprovada. Atualmente, o exame é obrigatório em todos os afastamentos superiores a 15 dias.

Este novo procedimento foi apresentado ao Conselho Nacional de Previdência Social e visa eliminar a perícia da maioria dos casos de doença ou acidente. De acordo com o INSS, o novo modelo deve começar até fevereiro na Região Sul, em São Paulo e na Bahia.

Com isto, não deverão passar pela avaliação dos peritos os segurados que sofrerem pequenas fraturas, passarem por cirurgias ou por um pós-operatório ou estiverem com alguma doença infecciosa (tuberculose, por exemplo).

A exceção é para os casos de segurados que sofrerem acidentes de trabalho, nos quais é necessária a perícia para avaliar o nexo causal (verificar se a culpa do acidente é da culpa), diagnosticar sintomas que não caracterizem doenças específicas (mal-estar ou dores) ou se as doenças foram originadas desde o nascimento ou na infância.

Fonte: Agora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: