ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Bancários conquistam mais um avanço na luta contra o assédio moral

Posted by Armando em 15/11/2011

A inclusão de cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho determinando aos bancos a proibição de divulgar ranking individual dos bancários, no “monitoramento de resultados”, leia-se metas, foi uma das principais conquistas da Campanha Salarial de 2011 da categoria. Este assunto é tema da capa da edição desta semana do VIDA BANCÁRIA, informativo conjunto dos Sindicatos de Bancários de Londrina, Apucarana, Arapoti e de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná.

“Esta conquista visa combater o assédio moral e não permite que gestores divulguem o ranking individual da venda de produtos, submetendo bancários a constrangimentos e humilhações, como vinha ocorrendo com freqüência nos bancos”, explica Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina. Segundo ele, na região algumas agências ainda mantêm a prática de colocar em edital listagem com nomes e desempenho de funcionários que não atingiram as metas de venda de produtos e serviços oferecidos pelos bancos.

O VIDA BANCÁRIA lembra que a inclusão desse dispositivo na cláusula 35 da Convenção Coletiva vem se somar ao Acordo de Combate ao Assédio Moral, assinado no ano passado entre as principais instituições financeiras do País e os Sindicatos da categoria. Este instrumento possibilita que os bancários denunciem às entidades sindicais casos de assédio para posterior encaminhamento aos bancos, que deverão se pronunciar a respeito dos abusos de seus gestores no prazo máximo de 60 dias.

A edição nº 1.202 do VIDA também destaca os protestos feitos pelo Sindicato dos Bancários de Londrina no dia 9 de novembro contra o Itaú Unibanco. Apesar de ter obtido lucro líquido de R$ 10,940 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, a instituição financeira continua promovendo demissões em massa e já dispensou este mês na Região de Londrina cinco funcionários. Indagado sobre os motivos da dispensa, o banco alegou que estes bancários não atingiram as metas.

Outro assunto relevante divulgado pelo jornal é o Acordo Coletivo de Trabalho entre os Sindicatos da categoria e o Banco Bradesco, regulamentando o novo sistema de ponto eletrônico dos funcionários. Este Acordo será votado em Assembleias dos Sindicatos do VIDA amanhã (16/11) e a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) orienta a aprovação do mesmo, levando em conta os mecanismos que impedem fraudes na jornada de trabalho dos bancários. Confira a agenda das Assembleias no site do VIDA: www.vidabancaria.com.br.

O VIDA traz ainda informações sobre a retomada das negociações permanentes entre a Contraf-CUT e a Caixa Econômica Federal, detalhes sobre a reunião entre os Sindicatos e a gerência da Cassi (caixa de assistência à saúde dos funcionários do Banco do Brasil) e outros assuntos.

Leia o jornal na íntegra clicando nos links abaixo:

Capa

Pág. 2

Pág. 3

Pág. 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: