ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Bancos não podem mais obrigar bancários a fazer transporte de valores

Posted by Armando em 23/11/2011

Os bancários conquistaram na Campanha Salarial deste ano a inclusão de cláusula na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) que proíbe os bancos a utilizarem seus funcionários no transporte de valores. Este procedimento ainda é muito comum em algumas instituições financeiras, configurando desrespeito às Leis 7.102/83 e 9.017/85, que regulamentam a segurança no setor.

Este assunto é destaque na edição desta semana do jornal VIDA BANCÁRIA, produzido pelos Sindicatos de Bancários de Londrina, Apucarana, Arapoti e Cornélio Procópio. Conforme estabelece a cláusula 30 da CCT, os bancos deverão contratar empresas especializadas em transportes de valores para efetuar esse tipo de serviço, sob penas de serem penalizados pelo descumprimento da legislação vigente.

O VIDA também traz informações sobre os lucros acumulados pelos cinco maiores bancos do Brasil entre janeiro e setembro deste ano, comparando com a evolução do quadro de pessoal dos mesmos. O Itaú Unibanco, apesar de ser o recordista em lucros, tendo obtido R$ 10,940 bilhões de lucro líquido no período, foi responsável pelo corte de 2.496 postos de trabalho. O espanhol Santander seguiu a mesma receita do banco brasileiro e promoveu o corte de 1.636 empregados entre janeiro e setembro deste ano no País.

O jornal noticia ainda a manobra do Banco do Brasil no processo de compensação dos dias de greve para que seus funcionários ampliem as metas de venda de produtos. Para dar conta dessa demanda, os bancários têm sido obrigados a cumprir duas horas a mais de trabalho diariamente, extrapolando a jornada normal.

Leia a edição nº 1.203 do VIDA BANCÁRIA clicando nos links abaixo:

Capa

Pág. 2

Pág. 3

Pág. 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: