ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

VIDA BANCÁRIA destaca o aumento assustador do número de doenças mentais nos trabalhadores

Posted by Armando em 07/12/2011

O Ministério da Previdência Social divulgou nos últimos dias dados sobre o número de benefícios concedidos aos trabalhadores afastados por motivo de saúde. Os casos de transtornos mentais e comportamentais, segundo informou a edição do jornal VIDA BANCÁRIA, editado pelos Sindicatos de Bancários de Londrina, Apucarana, Arapoti e de Londrina, registrou um crescimento de 19,6% no primeiro semestre de 2011 em comparação ao mesmo período do ano passado.

Isto representou um aumento de quatro vezes do número total de novos afastamentos de trabalhadores liberados pelos peritos do INSS. “Estes dados demonstram uma realidade no mercado de trabalho. O adoecimento mental tem atingido um grande número de bancários, como temos visto nos últimos anos nos atendimentos prestados na Secretaria de Saúde do Sindicato”, afirma Regiane Portieri, diretora do Sindicato dos Bancários de Londrina.

Na avaliação do Ministério da Previdência, este aumento deve-se às mudanças colocadas em prática em 2007 em relação à forma de diagnosticar as doenças causadas no ambiente de trabalho (nexo causal). Em 2006, o INSS registrou 612 casos de transtornos mentais e comportamentais e em 2008 este número saltou para 12.818.

Esta tendência, na avaliação de Regiane está presente em todo o País. Até o mês de setembro deste ano o Sindicato atendeu 22 casos desse tipo de doença. “Isso é assustador. E pior, sabemos que certamente o numero de casos é bem maior. Estimamos que a quantidade de bancários que utilizam remédios controlados é imensa”, aponta a diretora do Sindicato.

O VIDA desta semana também traz informações sobre a votação em Assembleias dos funcionários do Banco Santander da proposta de Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012, negociada na semana passada entre a direção do banco e a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

O jornal denuncia o Bradesco por estar abrindo novas agências no País sem que sejam tomadas as medidas e equipamentos de segurança necessários para impedir assaltos. Outro destaque desta edição é a mobilização dos bancários contra a onda de demissões em massa que está em curso no Itaú Unibanco, apesar do lucro recorde de R$ 10,947 bilhões acumulado entre janeiro e setembro deste ano.

Para ler o VIDA na íntegra clique nos links abaixo:

Capa

Pág. 2

Pág. 3

Pág. 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: