ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

VIDA BANCÁRIA critica aumento das tarifas e serviços precários nos bancos

Posted by Armando em 25/01/2012

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que os bancos elevaram em 12,46% as tarifas cobradas dos clientes em 2011, índice que ficou 5,96 pontos percentuais acima da inflação de 6,5% medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no mesmo período.

Estas informações geraram críticas, veiculadas na matéria de Capa da edição desta semana do VIDA BANCÁRIA, jornal conjunto dos Sindicatos de Bancários de Londrina, Apucarana, Arapoti e Cornélio Procópio, no Norte do Paraná. É que apesar de terem ampliado seus ganhos à custa dos clientes, os bancos vêm reduzindo o número de funcionários e precarizando os serviços, o que levou ao aumento de reclamações dirigidas aos Procons de todo o País.

Segundo informa o VIDA, na média, os ganhos com aumento das tarifas arrecadadas pelos cinco maiores bancos (Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander) subiram 13,52% entre janeiro e setembro de 2011, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar disso, a prestação de serviços pelos bancos no País ainda deixa a desejar. Relatório divulgado pelo Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) aponta o Itaú Unibanco, que é o maior banco privado da América Latina e recordista de lucros no Brasil, em primeiro lugar no ranking de reclamações.  O banco foi alvo de 81.946 mil queixas, superando com folga empresas de área de telefonia, também muito citadas pelos consumidores junto aos Procons.

“Não é surpresa pra ninguém o Itaú liderar um ranking como este. Faltam funcionários nas agências e os produtos têm que ser ´empurrados` aos clientes por conta da cobrança de metas absurdas”, aponta Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina. Wanderley lembra que o Itaú Unibanco é uma das instituições financeiras que já consegue cobrir mais de duas vezes sua folha de pagamento somente com o que arrecada em tarifas e serviços.

Na lista de reclamações também figuram bem posicionados o Bradesco (quarto no ranking), o Santander (sétimo) e o Banco do Brasil (nono), além da BV Financeira, BMG, Caixa Econômica Federal, Citibank e HSBC que também foram citados por clientes.

O VIDA BANCÁRIA 1.208 traz relatos sobre a falta de pessoal e de condições satisfatórias de trabalho em agências do Banco Santander na região de Londrina e cobra dos bancos maior atenção à conservação e manutenção dos sistemas de ar condicionado, principalmente nestes dias de calor.

O jornal também divulga os resultados da primeira rodada de negociação entre a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro) e o Banco do Brasil, que discutiu a proposta “Previ e Cassi para todos, com qualidade”, envolvendo questões de saúde, previdência e outros direitos dos funcionários, em especial dos oriundos de bancos incorporados pela instituição (Besc, BEP, Nossa Caixa).

Clique nos links abaixo para ler o VIDA na íntegra:

Capa

Pág. 2

Pág. 3

Pág. 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: