ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Banco Itaú eliminou 4.058 empregos em 2011

Posted by Armando em 19/04/2012

O Banco Itaú agiu na contramão do desenvolvimento do Brasil e ao contrário das demais instituições financeiras que operam no País, ao invés de ampliar o número de empregos, eliminou em 2011 um total de 4.058 postos de trabalho. No mesmo ano, o maior banco privado da América Latina obteve lucro líquido de R$ 14,6 bilhões, que é o maior valor registrado na história do mercado financeiro nacional.

Estes dados foram divulgados pela edição do VIDA BANCÁRIA desta semana, com base na 12ª PEB  (Pesquisa do Emprego Bancário), elaborada pela Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e o Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sócioeconômicos). Os números do emprego no setor financeiro constam do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

A PEB levou em conta a evolução do emprego nos cinco maiores bancos do País (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander) e revelou que o setor registrou a geração de 23.599 novos empregos no ano passado, um crescimento de 4,88% em comparação a 2010. Das cinco instituições financeiras, apenas o Itaú reduziu o quadro de pessoal.

De acordo com o jornal, produzido em conjunto pelos Sindicatos de Bancários de Londrina, Apucarana, Arapoti e de Cornélio Procópio, apesar dessa expansão do emprego, os bancos estão apostando na “rotatividade”, que consiste na substituição de funcionários com mais tempo de casa e, portanto, com salários maiores, por novos com remuneração inferior.

“A contribuição geral dos bancos para a geração de empregos no Brasil é muito pequena. Além do mais, o uso da rotatividade para reduzir despesas de pessoal é uma prática que deve ser condenada por toda a sociedade”, avalia Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina.

O VIDA 1.219 traz também informes sobre a mobilização nacional pela contratação de mais empregados pela Caixa Econômica Federal. O Sindicato dos Bancários de Londrina está buscando apoio de clientes e da população em geral para pressionar a Caixa a resolver este problema, que gera sobrecarga de trabalho exploração dos bancários e muita demora no atendimento.

O jornal informa ainda a realização da Operação “Demitiu, Parou” em duas agências do Itaú em Londrina, em protesto contra a política de redução de funcionários pelo banco. Na página 4, o VIDA BANCÁRIA faz um relato sobre o Seminário organizado pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT, que debateu a importância da mulher conquistar espaços nas instâncias de poder, tanto no movimento sindical, quanto nos demais setores da sociedade, como forma de estabelecer a igualdade de gênero.

Leia esta edição do VIDA clicando nos links abaixo ou acessando o site www.vidabancaria.com.br:

Capa

Pág. 2

Pág. 3

Pág. 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: