ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Atual diretoria do Sindserv-Londrina joga pesado com medo de perder eleição para a Chapa 3

Posted by Armando em 15/09/2012

A eleição para compor a diretoria do Sindiserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina) segue a trilha da sujeira deixada pela administração municipal, com escândalos de corrupção por todo lado. Com três chapas inscritas, duas formadas por atuais diretores da entidade e uma de oposição, composta por servidores que pretendem atuar pela primeira vez na área sindical.

Esta semana o processo eleitoral foi marcado pela cassação da liberação de candidatos da Chapa 3, da oposição, que estavam buscando votos junto aos servidores. Segundo divulgou a coluna Informe Folha, do jornal Folha de Londrina, a cassação das liberações foi motivada pela ameaça feita pelo atual presidente do Sindserv e candidato à reeleição, Marcelo Urbaneja, de denunciar o secretário de Gestão Pública, Denilson Vieira, por “impropriedade e prática antissindical”.

Urbaneja está no cargo a 9 anos e entre os destaques de sua gestão está a greve de seis meses dos servidores municipais de Londrina, realizada em 2006, que resultou no desconto dos dias parados e não conquistou qualquer índice de reajuste para os trabalhadores.

Liberado para atuar junto ao Sindicato, juntamente com demais integrantes das Chapas 1 e 2, Urbaneja usa a máquina da entidade e fere o princípio da isonomia, impedindo que seus opositores tenham liberdade e tempo para mostrar suas propostas de campanha para servidores e servidoras com direito a voto nesta eleição.

De acordo com Fernanda Tedeschi, candidata a presidente pela Chapa 3, os integrantes da oposição estão foram obrigados a utilizar o banco de horas e a Licença-prêmio para fazer campanha, quando poderiam usufruir o direito de liberação, que é garantido a todos os trabalhadores que participam do processo eleitoral de suas representações sindicais.

“Essa manobra envolveu até mesmo os servidores que indicamos para acompanhar a votação, atuando como mesários. Desse jeito, não teremos como acompanhar a votação e garantir transparência no processo eleitoral”, avalia Fernanda.

 Em busca da reeleição, diretoria do Sindserv abandona servidores

Na ânsia de garantir a qualquer custo a reeleição, o atual presidente do Sindserv-Londrina acabou deixando as causas dos servidores de lado, como, por exemplo, a questão do caixa da Prefeitura para viabilizar a folha de pagamento de setembro. Com os recentes escândalos, os contribuintes estão receosos em pagar impostos e isso pode resultar na falta de caixa para pagar os salários dos servidores. Até agora o Sindicato não se posicionou a respeito disso.

O Sindicato também não acompanhou esta semana na Câmara dos vereadores a tramitação do projeto de lei que estabelece mudanças na carreira dos professores municipais, podendo resultar em prejuízos aos servidores da Educação.

5 Respostas para “Atual diretoria do Sindserv-Londrina joga pesado com medo de perder eleição para a Chapa 3”

  1. Rodrigo Lúcio Leite said

    Gostaria de lembrar que uma das atitudes de Marcelo Urbaneja durante sua gestão foi cortar as mensalidades que o SINDSERV pagava à CUT regularmente, economizando mais de R$ 400.000,00 (Quatrocentos Mil Reais) das contribuições dos afiliados, muitas vezes sem que estes soubessem. Foi o Marcelo Urbaneja que cortou esse gasto!!

    Cabe as seguintes perguntas:
    Tem alguma chapa apoiada pela CUt?
    Se esta chapa ganhar, será paga a mensalidade que a CUT custuma exigir, a partir de 2013?
    Para onde irá este dinheiro? Para o afiliado do Sindserv?

    ADJ – Infelizmente, caro Rogério, ainda temos pessoas como você, o Marcelo e os patrões, que acham que investir na organização dos trabalhadores é jogar dinheiro fora. Felizmente, 7.464.846 de trabalhadores e trabalhadoras de vários ramos pensam diferente de vocês e ajudaram a levar a CUT a ser a maior Central Sindical do Brasil e da América Latina. Hoje, ela desempenha papel decisivo em lutas importantes, como, por exemplo, a política de valorização do salário mínimo, o combate à terceirização e à escravidão, pela promoção da igualdade de oportunidades e para que todos os trabalhadores tenham direito ao emprego decente.

    • Neuza Maria said

      A atitude do Marcelo em cancelar a filiação à CUT se deu porque ele montou uma nova central sindical, da qual ele mesmo é presidente, a UGT. Então, meu caro Rodrigo, acho que toda a informação tem que ser dada na integra para não corrermos ou tentarmos cooptar, ao invés de informar, para que as pessoas possam ter condições de formar sua própria opinião.

    • Fernanda said

      Infelizmente no Brasil ainda se tem um mídia comprada e que a troco de “b.” gosta de criticar o trabalho de pessoas que lutam a favor de outras. Criticam o atual sindserv mas esquecem de pontuar que antes dessa diretoria, quem atuava pelos servidores públicos era líderes do prefeito os famosos pelegos. Sou servidora pública a 20 anos e estou muito feliz com a atuação do Presidente Marcelo Urbaneja!

      ADJ –Cara Fernanda, cada grupo tem o representante que merece. Sou sindicalista e atuo na imprensa sindical há mais de 25 anos e sei muito bem como se administra, de forma correta, uma entidade de classe. Não confunda Sindicato com assistencialismo e partido político. O que se espera de um sindicato que se preocupa mais em dar cestas-básicas com fins eleitoreiros e a toda eleição solta um candidato a vereador ou deputado? Sindicato é pra lutar por melhores salários, condições de trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores.

  2. Precisamos de mudança urgente, os Servidores Municipais precisam reagir a tudo isto com o voto, fazendo a diferença e querendo a mudança!!!

  3. otavio said

    Meus queridos, estive lendo os comentários acima e posso contribuir da seguinte maneira:
    Se um sindicato recebe mensalidades de seus filiados é para utilizar os recursos para proveito exclusivo daquele que contribui. Tentar utilizar recursos de um para sair pagamendo mensalinho ao outro, é injusto e no mínimo imoral!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: