ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Londrinense questiona governador Beto Richa sobre apoio a Belinati na eleição 2012

Posted by Armando em 26/09/2012

Foto do Jornal de Londrina (2001) mostra o candidato favorito a prefeito de Londrina levando o “tio Bila” de volta para casa após ser libertado da prisão

Como bom londrinense que sou e também preocupado com os rumos que minha cidade pode tomar com o resultado, provavelmente tenebroso, da eleição municipal de 2012, transcrevo aqui as perguntas feitas por José Roberto Martins ao governador do Paraná, Beto Richa, postada no Facebook, a respeito de seu apoio incondicional ao candidato a prefeito Marcelo Belinati.

Assim como ele, temo pela possível volta do clã Belinati ao comando de minha cidade, sabendo que  a gestão temerosa e irresponsável do tio do mesmo possa trazer de volta por suas mãos toda aquela sujeira que ainda está impregnando a imagem de Londrina por conta da corrupção herdada desse grupo que só pensa em tirar proveito do erário público.

Todos sabem que com esse apoio declarado Beto Richa só está tentando pagar favores recebidos durante sua campanha ao governo do Estado, no qual os Belinatis se empenharam em arrebanhar votos em Londrina em troca de cargos na administração direta e nas empresas estatais, entre as quais a Sanepar, na qual um dos filhos do “tio Bila” ocupa uma das principais diretorias.

Com o objetivo de abrir os olhos daqueles que ainda não se conscientizaram do que poderá ocorrer com Londrina caso o passado volte à tona, sugiro que leiam os questionamentos feitos por José Roberto Martins a Beto Richa e tirem suas próprias conclusões ante de votar na eleição do dia 7 de outubro.

” Caro governador Beto Richa,

Londrina, a cidade onde o senhor nasceu e onde seu pai começou a carreira política – e que lhe deu mais de 70% dos votos na eleição em 2010, precisa de respostas para alguns questionamentos:

1) Por que o senhor acredita que Marcelo Belinati seja o melhor para ocupar o cargo de prefeito de Londrina?

2) O que levou o senhor a apoiar e colocar o seu partido a serviço da candidatura de Belinati, fazendo, inclusive, o PSDB retirar a candidatura própria?

3) O senhor foi informado de que Marcelo Belinati pertence a um grupo que causou grandes transtornos à cidade, com episódios (investigados e comprovados pelo Ministério Público) de desvio de dinheiro da Prefeitura, ou seja, escândalos de corrupção, que quebraram a cidade e cujos efeitos maléficos se estendem até os dias de hoje?

4) O senhor sabia que Antonio Belinati, o fundador desse clã deletério, quando assumiu o primeiro mandato na prefeitura, em 1977, destruiu tudo o que seu pai, José Richa, havia feito no mandato anterior como prefeito?

5) O senhor sabia que Antonio Belinati, o fundador desse clã deletério, quando assumiu o segundo mandato na prefeitura, em 1989, destruiu tudo o que Wilson Moreira, fundador do PSDB, colaborador e amigo de José Richa, havia feito no mandato anterior?

6) O senhor sabia que Wilson Moreira, um dos maiores e melhores prefeitos que Londrina teve, perdeu pelo menos dois anos do mandato consertando os problemas e os rombos financeiros deixados por Antonio Belinati, tio de Marcelo Belinati e capo do clã?

7) O senhor sabia que Belinati não concluiu o terceiro mandato, porque foi cassado no ano 2000, por conta do desvio de R$ 186 milhões da venda de parte da Sercomtel?

8) O senhor sabia que Belinati tentou voltar à prefeitura em 2004 – e teve, na sua chapa de candidatos a vereador, o sobrinho Marcelo Belinati, que se elegeu naquele ano para o primeiro mandato na Câmara Municipal pelo mesmo partido ao qual Antonio Belinati estava filiado à época (PSL)?

9) O senhor sabia que, após perder aquela eleição, Belinati ingressou no PP e levou junto Marcelo Belinati, o que configura uma profunda ligação entre os dois, embora Marcelo, na campanha, tente se desvincular da imagem do tio?

10) O senhor sabia que, em 2008, ao ser eleito para um quarto mandato, Antonio Belinati teve o apoio do vereador Marcelo Belinati e também de Barbosa Neto (PDT), que havia sido derrotado no primeiro turno?

11) O senhor sabia que Antonio Belinati, ao ter barrada pelo TSE a pretensão de assumir a prefeitura, passou a apoiar Barbosa Neto no chamado “terceiro turno”, em 2009, contra o candidato do PSDB (e hoje seu secretário estadual de Fazenda), Luiz Carlos Hauly?

12) O senhor sabia que a candidatura de Barbosa Neto teve o apoio também de Marcelo Belinati?

13) O senhor sabia que Barbosa Neto derrotou Hauly e o PSDB (inclusive com expedientes de baixo nível) e, depois, teve um mandato totalmente mergulhado em problemas administrativos e éticos, que culminou com a cassação?

14) O senhor sabia que, depois de Barbosa ser cassado, quem assumiu a prefeitura foi José Ribeiro, do PSC, partido que está coligado a Marcelo Belinati – ou seja, coligado ao seu candidato?

15) O senhor sabia que Ribeiro confessou recebimento de propina e foi preso apenas alguns dias depois, acabando por renunciar ao mandato?

16) O senhor sabia que o clã Belinati sempre combateu o PSDB em Londrina?

17) O senhor sabia que o PSDB de Londrina sempre combateu o clã Belinati?

18) Caso seu candidato Marcelo Belinati não seja eleito, o senhor deixará de enviar ou dificultará o envio de verbas estaduais a Londrina?

19) Por fim, qual sentimento o senhor imagina que seu pai, José Richa, se estivesse vivo, teria ao ver que Beto Richa está no mesmo palanque de Belinati e do grupo político que tanta vergonha causou e ainda causa a Londrina?

Desculpe-nos, governador, por este longo questionário. Sabemos que o senhor é um homem bastante ocupado, mas, acredite, é preciso que esse seu posicionamento seja esclarecido, porque Londrina está novamente prestes a ser entregue ao mesmo grupo que teve dois prefeitos cassados por corrupção (Belinati e Barbosa), dois prefeitos presos (Belinati e Ribeiro), um que confessou ter recebido propina (Ribeiro). Ou seja: o dinheiro dos impostos pagos pelos londrinenses está mais uma vez ameaçado de ir parar em bolsos particulares. O senhor realmente se sente confortável diante dessa situação?

Obrigado e receba um forte abraço de todos os londrinenses.”

Fonte: perfil do Facebook de José Roberto Martins, londrinense preocupado com o futuro da cidade.
Anúncios

2 Respostas to “Londrinense questiona governador Beto Richa sobre apoio a Belinati na eleição 2012”

  1. rogerio fabri castanho said

    Tantos comentario contrario por parte dessse jornal ,agora eu pergunto porque q o povode londrina gosta tanto do belinatti.

    ADJ – Caro Rogério, infelizmente o povo de Londrina, uma grande parcela que aqui chegou nos últimos anos, só está preocupada com “favores” e discursos populistas. São esses que nas eleições de 2010 elegeram forasteiros como deputados estaduais e federais e que colocaram o também cassado Barbosa Neto na Prefeitura. Hoje, Londrina só tem um deputado estadual e os três federais que são daqui tiveram que garimpar votos lá fora. Nem mesmo os belinatis conseguiram se eleger em 2010. Agora o sobrinho do tio bila vai ter que suar muito a camisa para vencer o segundo turno.

    • Sebastião Gonçalves said

      Creio eu que o povo Londrinense, que devolveu à Câmara de vereadores pessoas como Sidnei de Souza e Roberto Fú, não fazer ideia do mal que fazem a seus filho, netos e bisnetos. Pois angariam presente e favores por troco de sua dignidade. Isto nos tempos antigos se chamaria falta de vergonha na cara, hoje chamamos de voto secreto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: