ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Comentário sério a respeito da Copa 2014 no Brasil

Posted by Armando em 25/05/2014

Bandeira do Brasil ondasTodos os dias vemos na TV, discutimos com pessoas, trocamos mensagens no Facebook a respeito da Copa do Mundo a ser realizada este ano no Brasil. Assisti a cerimônia que definiu meu pais como sendo sede do mundial deste ano e fiquei muito emocionado, pois considerei isso uma conquista e a oportunidade de ter em nossas terras um dos maiores eventos esportivos do planeta.

Eis que agora, a cerca de 20 dias para início da competição os ânimos estão acirrados e tem muita gente querendo ir para rua protestar contra o Governo, aproveitando o embalo dado por ocasião da Copa das Confederações, realizada no ano passado.

Eu pergunto agora a todos: por que ninguém protestou contra quando o então presidente Lula foi lá fora defender o Brasil como sede da Copa?

Na minha humilde avaliação isso tudo é uma questão de oportunismo, alimentado pela chegada das eleições de outubro deste ano, quando elegeremos, entre outros políticos, o presidente da República.

Agora surgem números dos dois lados, de um o Governo, tentando explicar aos brasileiros que o dinheiro para construir estádios, avenidas e ampliar aeroportos não saiu do Orçamento da Saúde e nem da Educação. Só não vê isso quem não quer!

Superfaturamentos à parte, porque desde que o Brasil é Brasil ouvimos falar disso, e ainda está bem vivo em nossas memórias o caso Lalau, entre outros – as verbas federais estão sendo aplicadas em diversas áreas.

Dias atrás vi na TV um funcionário do Hospital do Câncer de Londrina afirmar que o aparelho de tomografia foi doado pelo Governo Federal.

Em outra matéria, no jornal da RPC foram destacados os cursos oferecidos através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Além de serem gratuitos, os alunos que se inscrevem recebem material didático e até mesmo uma ajuda de custo para se profissionalizar.

Esse é apenas um exemplo de programas voltados para a Educação, que tem ainda o Prouni, as Universidades Tecnológicas e diversos outros voltados para qualificação de mão de obra bancados pelo Governo Federal. Ninguém noticiou que isso foi deixado de lado para construir estádios.

Por outro lado, o time da oposição joga pesado, principalmente na grande mídia, explorando escândalos que podem tirar votos da presidente Dilma Rousseff. Essa estratégia suja já vimos nas eleições passadas e sempre vêm à tona neste período, desviando a atenção e confundindo os eleitores.

Nesta hora, ninguém mais ouve falar do superfaturamento e dos problemas provocados por erros na construção do metrô de São Paulo, da falta de água no Sistema Cantareira, seco que está por falta de investimentos dos governos tucanos nos últimos 20 anos, e muito menos do mensalinho de Minas Gerais.

O que importa é bater em quem está no poder e alimentar a revolta popular com mentiras, sem se importar com os danos que isso pode causar, não só à imagem, mas também à ordem do país.

O fato é que a Copa do Mundo será realizada no Brasil, com protesto ou sem protesto. Infelizmente ela surge em ano eleitoral e mesmo que venha o hexa a alegria não vai total, porque vai ter aquela meia dúzia metendo o pau e dizendo que tudo é culpa da Dilma e do PT. Como diz o ditado: os cães ladram e a caravana passa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: