ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Começa o Plebiscito Popular pela Reforma do Sistema Político

Posted by Armando em 01/09/2014

Logo Plebiscito PopularA coleta de votos em defesa de uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana para fazer a Reforma do Sistema Político brasileiro a vai de hoje até o dia 7 de setembro. 

Esta mobilização nacional está sendo encaminhada por entidades sindicais, sociais, populares e estudantis e tem por objetivo pressionar as autoridades a convocar uma Constituinte, com representantes da população eleitos exclusivamente para este fim, para transformar as regras dos poderes que comandam o país.

A urna virtual só aceita votos de pessoas devidamente identificadas e não permite participação em duplicidade para impedir fraudes, que é um dos males que acaba com a política brasileira.

Com a votação via internet e milhares de urnas físicas que estarão espalhadas pelo Brasil, a organização da campanha espera atingir a meta de 10 milhões de votos.

As urnas vão coletar respostas para a seguinte pergunta: “Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? (   ) SIM (    ) NÃO.”

 Um dos principais problemas a serem resolvidos na Reforma Política é o financiamento das campanhas eleitoras, que atualmente é feito por empresas, fazendeiros e milionários. É por isso que a formação do Congresso Nacional hoje não representa a população brasileira.

 Apesar de ser maioria na sociedade (61%), os empregados têm apenas 19% das cadeiras da Câmara e do Senado, enquanto os patrões (6%), têm uma bancada que engloba 49% das cadeiras no parlamento. Isso ocorre também com as mulheres, que são a metade da população mas estão subrepresentadas no Legislativo, com apenas 8% das cadeiras da Câmara e 2% das do Senado. Negros e pardos, como se declaram 51% dos brasileiros, reduzem-se a 8% dos parlamentares.

Se você está descontente com o atual Sistema Político, participe! Acesse o site www.plebiscitoconstituinte.org.br e ajude a transformar o Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: