ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Governo do Paraná impõe reajuste de 5% e encerra negociação com servidores em greve

Posted by Armando em 14/05/2015

Banner greve APP maior

Charge da APP Sindicato aponta a continuidade da greve ao governador Beto Richa

O governo do Paraná anunciou hoje (14/05), que vai aplicar reajuste de 5% nos salários dos servidores estaduais, parcelado em duas vezes, e que estão encerradas as negociações com os Sindicatos. Em tom de ameaça, a nota divulgada nesta quinta-feira pelo governo informa que poderão ser descontados os dias parados e abertos processos contra diretores de escolas.

Esta decisão vai contra a reivindicação dos grevistas, que aguardam o repasse da inflação acumulada desde a última data base, que ficou em 8,17% pelo IPCA, entre outros pontos.

A greve nas escolas e universidades estaduais do Paraná está no 18º dia. O movimento foi deflagrado para impedir o confisco na ParanaPrevidência, que acabou sendo aprovado na Assembleia Legislativa em meio ao massacre promovido pelas forças do governo para reprimir os grevistas.

Para o presidente da APP Sindicato, professor Hermes Leão, isso é uma afronta aos servidores e servidoras, que tentam desde o início do ano diálogo com este governo. “Além de nos receber com bombas e violência no dia 29, agora lança outro ataque: aos nosso direitos”, afirma.

Segundo ele, o governo do Estado através do secretário de fazenda Mauro Ricardo Costa (que já passou por governos tucanos em São Paulo, Minas e Bahia) tenta estabelecer um projeto que penaliza os servidores pelo rombo nas contas do Estado. “Não pagaremos essa conta”, protesta Leão.

A APP-Sindicato repudia a nota divulgada à imprensa, reafirma que sempre esteve aberta ao diálogo e espera que o governo reveja sua postura autoritária e retome as negociações. Diante dessa postura do governo, a greve continua e, amanhã (15/05), o Comando Estadual de greve vai avaliar o momento e os próximos encaminhamentos a serem tomados.

Sem diálogo

Na terça-feira (12/05), as Secretarias de Educação, Administração e Previdência participaram de reunião, em Curitiba, com o FES (Fórum das Entidades Sindicais) para discutir as reivindicações dos servidores estaduais. A APP Sindicato afirma que na ocasião o governo do Estado não apresentou qualquer proposta de reajuste e teria pedido mais prazo para fazer estudos.

O presidente da APP disse que a categoria não vai aceitar nada abaixo da reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses. De acordo com ele, o governo Beto Richa não vem cumprindo duas Leis: a do piso, que prevê correção de 13,01%; e a da data base, com reposição de 8,17%.

Na tentativa de reverter a imagem de seu governo perante a sociedade, o governador Beto Richa está veiculando nos meios de comunicação propaganda com sua versão a respeito do confisco na ParanaPrevidência. Na peça publicitária, o governo afirma que não prejudicará a aposentadoria dos servidores e que vai investir o dinheiro que seria destinado aos 33,5 mil aposentados com mais de 73 anos, transferidos agora para o fundo dos servidores da ativa, na realização de obras e serviços para os paranaenses.

Segundo fontes extraoficiais, essa propaganda do governador tucano do Paraná está custando em torno de R$ 3 milhões.

Câmara aprova Moção de Repúdio contra Beto Richa

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou ontem (13/05) uma Moção de Repúdio contra as ações do governo Beto Richa e da Assembleia Legislativa do Paraná pela violência e repressão policial contra os servidores e estudantes no dia 29 de abril, em Curitiba.
O argumento que levou à aprovação da Moção de Repúdio foi a “quebra dos princípios da ordem democrática, com ofensas às liberdades individuais e coletivas”. Dos 53 membros da Comissão que estavam presentes na votação, apenas 5 votaram contra. Quatro deputados paranaenses estiveram presentes, Alex Canziani (PTB), Aliel Machado (PCdoB), Leandre (PV) e Zeca Dirceu (PT). Canziani, que não podia votar por não ser membro da Comissão, foi o único a defender Beto Richa.

Fonte: APP Sindicato

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: