ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Assembleias dos jornalistas do Paraná rejeitam proposta patronal

Posted by Armando em 01/10/2010

Em Assembleias realizadas ontem (30/09), em Curitiba, os jornalistas da capital do Estado rechaçaram a proposta apresentada pelas empresas de rádio, TV e impressos no último dia 20, durante rodada de negociações com os Sindicatos dos Jornalistas do Paraná e do Norte do Paraná. Segundo informou o SindJorPR, a categoria considerou “um confisco de direitos a redução de 40% do piso salarial”, o congelamento do anuênio e o corte de 50% no adicional de horas extras.

O mesmo posicionamento foi tomado nas Assembleias de Foz do Iguaçu e de Ponta Grossa. Assim como deliberado em Londrina, no dia 27 de setembro, os jornalistas de Curitiba deliberaram pelo estado de Assembleia permanente e de mobilização para pressionar os patrões a negociarem a pauta de reivindicações da categoria.

“Os jornalistas, que vêem ano a ano outras categorias profissionais obtendo reajustes salariais para além da inflação, não abrem mão de aumento real, entre outras reivindicações apresentadas, como vale alimentação, plano de saúde e expansão das comissões de chefia e edição”, destacou o site do SindJor/PR.

A proposta das empresas de comunicação do Parará prevê a redução do piso salarial da categoria, atualmente fixado em R$ 2.049,11, para R$ 1.200,00 para os profissionais que atuam no interior do Estado, incluindo Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e demais cidades de médio porte. Os patrões alegam não ter condições de pagar o piso atual. Como diz o velho ditado popular: “quem não tem competência não se estabelece”. 

Terça-feira (5/10) jornalistas buscam
apoio dos vereadores de Londrina

O Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná comparecerá na próxima terça-feira (5/10) à sessão da Câmara Municipal de Londrina, às 14h30, para explicar aos vereadores a intenção das empresas de comunicação do Paraná de reduzir o piso salarial dos jornalistas que atuam no interior do Estado. “Vamos buscar o apoio dos vereadores à campanha `Não pise no meu Piso´, denunciando o ataque a este e outros direitos conquistados pela categoria nos últimos anos”, adianta Ayoub Hanna Ayoub, presidente do Sindicato.

Ayoub orienta os jornalistas de Londrina e Região, bem como os estudantes de Jornalismo da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Unopar (Universidade do Norte do Paraná) e Pitágoras a comparecerem à sessão da Câmara Municipal na terça-feira para demonstrar às empresas a insatisfação com a proposta de corte no piso salarial da categoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: