ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

RPC deve divulgar hoje à noite pesquisa sobre a eleição para Governo do Paraná

Posted by Armando em 02/10/2010

Se o prefeito licenciado de Curitiba e candidato pelo PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, não conseguir barrar mais uma vez a divulgação de pesquisas eleitorais, a RPC (Rede Paranaense de Comunicação) deve revelar às 19h00 deste sábado (2/10)  os números da consulta feita pelo Ibope, já liberada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), conforme divulgou o site do Estadão.

O candidato tucano impediu nos últimos dias a divulgação de uma série de pesquisas eleitorais, utilizando diversas artimanhas para evitar que os números da preferência dos eleitores paranaenses viessem a público.

No momento em que a sociedade brasileira clama por democracia nos meios de comunicação e liberdade de imprensa, os tucanos jogam sujo na tentativa de vencer as disputas, como ocorre agora com Beto, assim como os grandes meios de comunicação (VEJA, Folha de S.Paulo, Estadão e Globo) tentaram com ataques pesados a Dilma Roussef (PT) para emplacar o candidato José Serra (PSDB).

Em ambos os casos as armas utilizadas são as mesmas: imprensa e a Justiça, na qual buscam desde a proibição da divulgação de pesquisas, como também a exploração de fatos sem que a apuração tenha sido feita de forma profunda, como seria correto para o bom jornalismo. Infelizmente, Beto Richa foi além, e, segundo relata o Blog Zé Beto, atacou Osmar Dias de forma grosseira. O incidente levou o senador Álvaro Dias (PSDB), a defender o irmão no Plenário do Senado no dia 28 de setembro, classificando o ataque como uma “forma fortuita, desnecessária, improcedente e desonesta”.

Como bem prega a sabedoria popular: não se deve colocar mãe no meio das discussões, nem mesmo família, como ocorreu neste caso.

E por falar em família, ainda é tempo para lembrar que Beto Richa tem como aliados na corrida eleitoral os Belinati, de Londrina, incluindo o prefeito cassado e impugnado nestas eleições, Antonio Belinati, sua esposa, Emília, e o filhão, Antonio Carlos. Contando com o “prestígio” deles, Beto tem se intitulado através de carros de som como futuro “governador do Paraná”. Será que ele está com essa bola toda?

Deixe um comentário