ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

Empregado afastado pelo INSS pode manter Plano de Saúde

Posted by Armando em 16/03/2014

A suspensão contratual de que trata o artigo 476 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) atinge somente as obrigações principais de pagamento de salário e de prestação de serviços. Dessa forma, o empregador não pode cancelar o Plano de Saúde do funcionário afastado pelo INSS por motivo de doença.

Com esse entendimento, a Justiça do Trabalho de Minas Gerais condenou uma empresa a indenizar um funcionário que teve seu Plano de Saúde cancelado enquanto esteve afastado para tratamento de saúde. A decisão é do juiz Vanderson Pereira de Oliveira, na 3ª Vara do Trabalho de Montes Claros, mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais).

“O cancelamento do Plano de Saúde, contratado pela empregadora por força de norma coletiva que, aliás e no caso concreto, não exclui o benefício no caso de afastamento pelo INSS, repita-se, durante a suspensão do contrato de trabalho acarreta prejuízos irreparáveis para o trabalhador e desvirtua-se da proteção que o empregador deve conferir a seus empregados. Sem contar ainda que a supressão do plano de saúde justamente no momento em que o empregado tem maior necessidade afronta o princípio da dignidade humana (CF/88, art. 1º) e o direito de proteção à saúde (CF, art. 7º, XXII)”, concluiu Oliveira.

Ele entendeu que no caso cabe a aplicação, por analogia, da Súmula 440 do TST. A norma assegura ao empregado o direito à manutenção do Plano de Saúde quando seu contrato de trabalho for suspenso em virtude de Auxílio-doença acidentário ou de aposentadoria por invalidez.

Ao examinar o caso, o juiz constatou que, ao contrário do sustentado pela empregadora, não há nenhuma cláusula normativa autorizando o cancelamento do Plano de Saúde durante o período de afastamento previdenciário.

O juiz considerou questionável o fato de o contrato de prestação de assistência médica celebrado com a empresa de saúde prever a exclusão do usuário titular do Plano no caso de afastamento pelo INSS por doença. Para ele, a empregadora não agiu de forma correta ao contratar o Plano de Saúde com essa condição, descuidando do direito fundamental do trabalhador à saúde, assegurado constitucionalmente.

Diante disso, a empresa foi condenada a restituir ao trabalhador as despesas comprovadamente efetuadas a título de consulta médica. E, entendendo que a situação experimentada pelo trabalhador é capaz de gerar os sentimentos de angústia, desamparo e indignação — ante a dificuldade de ter acesso à saúde pública e o alto custo de se buscar assistência em consultórios particulares — o juiz deferiu também indenização por danos morais, arbitrada em R$ 1,5 mil. A decisão foi mantida pelo TRT-3, em grau de recurso, que ainda aumentou o valor da indenização para R$5.000,00. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-3. 0000141-12.2013.5.03.0145 ED

Fonte: Consultor Jurídico

Anúncios

Uma resposta to “Empregado afastado pelo INSS pode manter Plano de Saúde”

  1. sandra said

    Gostaria de saber se quando afastada do trabalho pelo INSS eu perco o direito de receber o vale-alimentação da empresa que trabalho?? Eles cortaram esse benefício e eu queria saber se é legal? Tenho uma colega que também está afastada por outra empresa e recebe. Comuniquei ao setor de RH da empresa que trabalho e eles disseram que depende da empresa.

    ADJ – Cara Sandra, a manutenção do Vale-alimentação vai depender do Acordo Coletivo ou da Convenção Coletiva de sua categoria profissional. Se lá estiver estabelecido isso, a empresa tem que pagar de qualquer jeito, caso contrário poderá adotar a política de negar o benefício aos funcionários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: