ADJ Comunicação

Jornalismo e opinião: todo mundo vê!

CUT lança campanha pela redução da jornada para 40 horas semanais

Posted by Armando em 06/06/2014

A mobilização das Centrais Sindicais assegurou o reajuste anual da Tabela do Imposto de RendaA CUT, juntamente com outras Centrais Sindicais, lançou no dia 4 de maio, em Brasília, campanha para aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 231, em parceria com o MPT (Ministério Público do Trabalho) e o Dieese. A emenda prevê redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário.

A redução da jornada de trabalho é um dos pontos da pauta de reivindicações da Classe Trabalhadora, que foi entregue ao Governo Federal, Congresso Nacional e ao Poder Judiciário, e que tem ainda a luta pelo Fim do Fator Previdenciário, valorização das aposentadorias e a ratificação pelo Brasil da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), como forma de impedir demissões injustificadas no país.

 Estudo do Dieese estima que a redução da jornada de trabalho criaria mais de 3 milhões de empregos no país e mais qualidade de vida para o trabalhador. Assim, governos e empresários gastariam menos com a saúde dos funcionários e a economia do país seria aquecida.

O deputado estadual Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), relator do projeto e atual líder do partido na Câmara, explica que a PEC tem posição favorável do STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas “quando chega no plenário, infelizmente, deputados ligados com empresários, comprometidos com esse segmento, não deixam que ocorra a votação”.

Na avaliação da CUT, a presença e a pressão dos trabalhadores, tanto no plenário da Câmara dos deputados, como na rua, possibilitará a aprovação da emenda. Além disso, a Central afirma que a extensa jornada de trabalho está penalizando muito a saúde do trabalhador.

A PEC 231 foi apresentada em 1995. Atualmente, a bancada dos trabalhadores na Câmara é formada por apenas 73 deputados federais, enquanto os empresários têm ao seu lado mais de 160 parlamentares.

Fonte CUT Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: